Microsoft está se preparando para novos cortes significativos em sua divisão de jogos, incluindo a equipe do Xbox. 
Fontes próximas à empresa informaram ao Bloomberg que esses cortes podem ser anunciados já na próxima semana, sinalizando tempos difíceis para os funcionários.
Os cortes deverão atingir vários departamentos-chave, incluindo as equipes de vendas. De acordo com The Verge, as mudanças acontecerão antes do lançamento das novas consoles do Xbox, embora a data de lançamento ainda não tenha sido revelada. Recentemente, a Microsoft anunciou uma parceria com a AMD para alimentar as próximas consoles do Xbox, mas o cronograma ainda não foi divulgado.
Além disso, a Microsoft estaria reestruturando sua rede de distribuição do Xbox na Europa Central, o que levaria ao encerramento das operações em alguns países. Os funcionários se preparam para novos cortes, com muitos deles expressando, sob anonimato, que não é uma questão de “se”, mas de “quando”.
Essa decisão não é totalmente inesperada. Desde a aquisição da Activision Blizzard por 69 bilhões de dólares, a Microsoft já fez várias rodadas de cortes em sua divisão de jogos. Em janeiro de 2024, 1.900 empregados foram demitidos, seguidos de novos cortes em março, quando os estúdios Arkane Austin, responsáveis por Redfall, e Tango Gameworks, criadores de Hi-Fi Rush, foram fechados. Em setembro de 2024, mais 650 funcionários foram demitidos, e a maior rodada de demissões aconteceu em maio de 2025, quando 6.000 empregos foram cortados, representando 3% da força de trabalho total.
Apesar dos cortes, o chefe do Xbox, Phil Spencer, continua focado em lidar com esses desafios. Em entrevista ao IGN em junho de 2024, Spencer afirmou: “Eu preciso administrar um negócio sustentável e em crescimento, o que significa que, às vezes, preciso tomar decisões difíceis que, francamente, eu não gosto, mas são decisões que alguém precisa tomar”.