
Google revoluciona as buscas com Web Guide, novo recurso com IA
O Google está mudando – de novo – a forma como buscamos na internet. A empresa acaba de lançar Web Guide, um recurso experimental disponível no Search Labs que usa inteligência artificial para deixar as buscas muito mais inteligentes e organizadas.
Em vez de jogar uma lista infinita de links azuis na sua cara, o Web Guide separa os resultados por categorias que fazem sentido com o que você realmente quer saber. É como se o Google entendesse a sua intenção de forma mais humana.
Por exemplo, ao buscar “como viajar sozinho para o Japão”, você verá blocos como dicas práticas, relatos pessoais, segurança e até recomendações culturais. Tudo agrupado pra facilitar sua vida.
Até perguntas mais complexas, tipo “Minha família mora em vários fusos horários
. Como manter contato e proximidade?”, recebem respostas bem divididas com ferramentas úteis, conselhos e experiências reais.
Isso tudo é possível graças a uma versão adaptada do modelo de IA Gemini. Ele usa uma técnica chamada query fan-out, que dispara várias buscas relacionadas ao mesmo tempo pra encontrar os conteúdos mais relevantes e úteis da web.
Quem participa do Search Labs já pode ver o Web Guide na aba “Web”, mas é possível voltar para os resultados clássicos a qualquer momento. E o Google já confirmou que pretende expandir o recurso para a aba principal em breve.
Com isso, o Google reforça seu plano de colocar a inteligência artificial no centro de tudo. E o Web Guide pode ser justamente a ferramenta que vai te ajudar a encontrar não só o que você procurava, mas também o que nem sabia que queria.
2 comentários
melhor coisa que o Google lançou em anos, sério
ai ai, mais uma IA me dizendo o que eu quero ver