War Thunder está se preparando para uma atualização importante, chamada Leviathan, que trará melhorias técnicas significativas. A maior novidade? A iluminação global rastreada por caminho (Path Traced Global Illumination, PTGI), uma versão aprimorada do ray tracing que foi introduzido há alguns anos. 
Esse é um passo crucial para melhorar a qualidade visual do jogo, e os desenvolvedores realmente elevaram o nível dessa vez.
No blog recente, Gaijin Games detalhou como funciona o PTGI e por que ele é tão importante. O principal objetivo é melhorar a iluminação, mais especificamente a iluminação global. Antes, War Thunder usava o sistema de Global Illumination (GI), que na época foi uma grande evolução, mas tinha algumas limitações. Agora, com o PTGI, a iluminação está mais realista e consistente. O novo sistema simula a luz refletida pelas superfícies e calcula corretamente sua interação com áreas iluminadas indiretamente. Isso inclui sombras, interiores e vales, onde a iluminação é mais difícil de reproduzir com precisão. PTGI elimina problemas como o vazamento de luz, onde a luz aparece onde não deveria, criando efeitos visuais irreais.
Outra melhoria do PTGI é o seu tratamento mais preciso dos tons de azul em áreas de sombra onde não deveria haver essa cor. No sistema antigo, muitas superfícies sombreadas adquiriam um tom azulado indesejado por causa da interpretação errada da iluminação. O PTGI oferece uma representação mais fiel, fazendo com que a iluminação nessas áreas se alinhe melhor com o restante da cena.
Claro, todas essas melhorias exigem mais recursos. O PTGI é mais exigente em termos de desempenho, mas a atualização também inclui suporte para a geração de frames, o que deve melhorar o desempenho em hardware compatível. Isso inclui a geração de frames pela NVIDIA DLSS, funcionando nas GPUs GeForce RTX 40 Series e modelos mais recentes, a geração de frames pela AMD FSR, compatível com uma ampla gama de GPUs da AMD e NVIDIA, e a geração de frames pelo Intel XeSS, que funciona nas GPUs Intel Arc. Essas tecnologias de geração de frames devem compensar a perda de desempenho causada pela iluminação aprimorada, garantindo que o jogo continue fluido, mesmo com gráficos de alta qualidade.
Mas isso não é tudo. Gaijin também está trabalhando na otimização do jogo, tanto do lado do CPU quanto do GPU, especialmente com o ray tracing e path tracing ativados. Além disso, a atualização Leviathan adicionará suporte para duas novas tecnologias: Opacity Micro-Maps (OMM) e Shader Execution Reordering (SER). Essas funções foram apresentadas na versão Preview do DirectX no mês passado e oferecerão melhorias adicionais de desempenho e visuais. Para aproveitar essas tecnologias, será necessário ter um hardware compatível. Felizmente, as placas gráficas da NVIDIA, série RTX 40, já oferecem suporte para OMM e SER.
No geral, a atualização Leviathan promete ser uma grande evolução para War Thunder, especialmente para jogadores com PCs de alto desempenho que buscam efeitos visuais de ponta. Seja pela iluminação aprimorada, pelo suporte à geração de frames ou pelas otimizações adicionais, há muitos motivos para se empolgar. A atualização tornará o jogo ainda mais bonito e, com o aumento da performance, será possível aproveitar todas essas melhorias até mesmo em sistemas mais poderosos.
3 comentários
Caraca, agora os PCs mais simples vão adorar essa atualização xD
Os iGPUs da Radeon estão ficando cada vez melhores, enquanto os requisitos de hardware para jogos como esse estão baixando. Tá ótimo
Agora sim, vou poder jogar no modo filme em 4K com os tanques japoneses!