A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) tem se destacado no mercado de chips para IA, graças à sua parceria com a NVIDIA. De acordo com analistas de Taiwan, a TSMC gerou mais de 10 bilhões de dólares em receita relacionada à IA no segundo trimestre, o que evidencia a crescente importância da NVIDIA na base de clientes da TSMC, que até então era dominada pela Apple. 
Esse desempenho no Q2 deve se manter em 2025, à medida que os chips para IA se tornam cada vez mais essenciais no setor tecnológico.
Embora a TSMC seja mais conhecida por fabricar GPUs para a NVIDIA, seu portfólio vai além das placas gráficas. A empresa também produz circuitos integrados específicos para aplicações (ASICs) e controladores de memória para sistemas com memória de alta largura de banda, componentes essenciais para as soluções de IA.
No último relatório financeiro, divulgado na semana passada, a TSMC anunciou um aumento de 61% na sua receita em relação ao ano passado, impulsionado principalmente pela forte demanda por chips de IA. A empresa prevê um crescimento de 38% na receita para o trimestre atual, com uma previsão de 32,4 bilhões de dólares. Esse crescimento contínuo é atribuído principalmente às suas tecnologias de ponta, essenciais para as aplicações de IA e dispositivos eletrônicos de alta performance.
No segundo trimestre, os produtos de IA representaram cerca de 10 bilhões de dólares, ou aproximadamente um terço da receita total da TSMC. Segundo os números oficiais, 60% da receita veio de aplicações de computação de alto desempenho (HPC), enquanto os smartphones responderam por 27%. O CEO da TSMC, Dr. C.C. Wei, mencionou que o crescimento de 30% da receita anual da empresa foi impulsionado principalmente pela demanda por IA, graças às suas tecnologias de chip em 3nm e 5nm.
Os analistas estão otimistas com o futuro. Eles estimam que a TSMC pode gerar 868 bilhões de NT$ (cerca de 29,51 bilhões de dólares) com vendas de IA até o final do ano, um aumento significativo em relação aos 434 bilhões de NT$ do ano passado. Se essa tendência continuar, a IA pode representar metade da receita anual da TSMC em um futuro próximo.
A posição única da TSMC como o único fabricante contratual capaz de produzir chips de ponta em grandes volumes, como as GPUs da NVIDIA utilizando o processo de 4nm, garante uma vantagem considerável no mercado de chips para IA. Com a produção em massa dos chips de 2nm prevista para este ano, a TSMC está pronta para continuar liderando a corrida pela fabricação de chips para IA, junto com sua principal parceira, a NVIDIA.
4 comentários
Tá errado, o 18A tá super vivo
Esses falatórios sobre trilhões em gastos com IA, e só 10 bilhões? Sério? Wow
O 18A já era. Não recebeu o aviso?
Kkkkk você vai esperar um tempão :]