A TSMC está em alta graças à explosão da demanda por chips de IA, e podemos afirmar com certeza que o gigante taiwanês dos semicondutores é um dos maiores beneficiários desse crescimento. A capacidade da empresa de atender à crescente demanda por chips de ponta, desde IA até embalagens avançadas, a tornou uma peça-chave no setor de tecnologia. No entanto, há uma sombra pairando sobre esse sucesso: as tarifas sobre chips impostas pelos EUA podem prejudicar severamente as operações da TSMC. Apesar do seu crescimento impressionante e liderança global, o futuro da TSMC pode estar em risco se o governo dos EUA decidir impor tarifas sobre os produtos de Taiwan, e o presidente Trump tem se mostrado favorável a essa medida. Trump tem afirmado várias vezes que Taiwan “roubou” a tecnologia dos chips dos EUA, e em sua campanha presidencial, ele pressionou pela imposição de tarifas sobre os semicondutores taiwaneses. 
A posição da administração pode ser devastadora para a TSMC e para toda a cadeia de fornecimento que depende de Taiwan para chips de última geração.
Para reduzir esse risco, a TSMC está fazendo investimentos significativos nos EUA. A empresa prometeu mais de 100 bilhões de dólares para construir novas fábricas de produção de chips e embalagens, tornando os EUA uma base secundária de produção, após Taiwan. A ideia é que a produção nos EUA possa ajudar a TSMC a escapar parcialmente das tarifas punitivas que poderiam ser impostas a Taiwan. O Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, declarou recentemente que a decisão final sobre as tarifas dependeria do presidente Trump, mas que as empresas que investem na produção nos EUA poderiam obter taxas de tarifas mais baixas. O princípio é simples: produzir nos EUA pode resultar em tarifas mais baixas. No entanto, mesmo com essa estratégia, uma tarifa de 10% pode ter um impacto enorme na capacidade da TSMC de manter sua cadeia de fornecimento e suas operações.
Os clientes da TSMC, como grandes nomes como Apple e NVIDIA, também seriam afetados por qualquer aumento nas tarifas. O custo adicional poderia ser repassado aos consumidores por meio de preços mais altos, ou as empresas teriam que aceitar uma queda em suas margens. Com o prazo de 1º de agosto se aproximando, quando a administração planeja implementar novas tarifas sobre os chips, a TSMC e seus parceiros estão ansiosos para ver qual será a decisão.
1 comentário
TACO or BUST!