
Suas aplicações estão te espionando? Eu fiz a pesquisa e aqui está o que você precisa saber agora.
Acontece com todo mundo: você instala um aplicativo, cheio de expectativas, e logo aparece a pergunta “Permitir acesso à localização?” antes de você conseguir explorar a interface. E, às vezes, faz sentido – como no Google Maps, que não pode te ajudar sem saber onde você está. Mas para um app de compras ou um filtro de câmera? Por que eles precisam saber onde você está exatamente? Soa um pouco suspeito, né?
Para descobrir a verdade, decidi fazer um experimento. Escolhi alguns dos aplicativos Android mais populares, de categorias variadas – clima, navegação, compras, redes sociais e jogos. Instalei cada um em um dispositivo de teste (usei o Galaxy S24 Plus para isso), e fiquei de olho em quando e como cada app pedia minha localização – se era no primeiro plano, em segundo plano, se era precisa ou aproximada – e se o app funcionava sem isso. Depois, li as políticas de privacidade – cada linha – e entrei em contato com os desenvolvedores para entender melhor.
O que descobri pode te surpreender. Alguns aplicativos realmente precisam rastrear sua localização, mas outros nem tanto. A diferença entre o que é “necessário” e o que é “legal de ter” é bem mais confusa do que eu imaginava.
Alguns apps estavam de acordo com as políticas, mas encontrei bastante coisa que não fazia sentido. Ou seja, nem todo rastreamento de localização é tão inocente assim.
4 comentários
Nunca verifiquei o que meus apps fazem com meus dados. Acho que está na hora de começar! 🙄
Esse artigo me fez pensar em todos os apps que tenho que pedem dados. Obrigado… ou não 😬
Por que os jogos pedem a localização, não faz sentido 😅
Não sabia que apps de compras rastreavam tanto a nossa localização. Meio assustador 😳