A SpaceX pretende lançar o Starship Flight 10 no início de agosto, segundo o próprio Elon Musk. O anúncio vem pouco tempo após a explosão do estágio superior que seria usado nesse voo, o que causou grandes danos nas instalações de testes da empresa.
Com o acidente ocorrido em junho, a SpaceX teve que acelerar a reconstrução do local e adaptar uma base de transporte para servir como plataforma de testes temporária. 
Essa estratégia deve ajudar a manter o cronograma do quarto voo do Starship previsto para 2025.
O último voo de teste aconteceu em maio. Tanto o Flight 7 quanto o Flight 8 terminaram em explosões logo após a separação dos estágios. A empresa atribuiu os problemas a vibrações no sistema de combustível e falhas nos motores Raptor.
Mesmo assim, após o Flight 8, a SpaceX conseguiu realizar um teste estático com o propulsor da primeira etapa e um teste de ignição em ambiente simulado de espaço com a segunda etapa. Mas a explosão de junho atrasou os planos.
Como as instalações originais ainda estão fora de operação, a SpaceX vai usar a plataforma principal de lançamento com um sistema de resfriamento por água para suportar os testes. O foguete será montado na base adaptada para ser testado antes da montagem final.
De acordo com Musk, o lançamento deve ocorrer “em cerca de 3 semanas”, o que colocaria o voo para o começo de agosto. Antes disso, será necessário testar um novo estágio superior e finalizar a estrutura de testes.
Imagens locais mostram que as obras no local estão avançando rápido. Após o teste estático, a base provisória será removida e a plataforma principal será preparada para receber o Starship completo. O Flight 10 vai buscar validar o retorno controlado, testar novos azulejos térmicos e tecnologias para um futuro pouso com captura na torre.
1 comentário
Mais um capítulo da novela Starship, bora acompanhar