Início » Sem categoria » Starlink e tráfico de drogas: internet via satélite no crime organizado

Starlink e tráfico de drogas: internet via satélite no crime organizado

por ytools
3 comentários 1 visualizações

O serviço de internet Starlink da SpaceX foi relacionado a um uso surpreendente e controverso: traficantes de drogas. Um relatório recente da AFP revelou que as autoridades colombianas apreenderam um veículo semi-submersível equipado com uma antena Starlink.
Starlink e tráfico de drogas: internet via satélite no crime organizado
Este barco, normalmente usado para contrabandear drogas, foi encontrado sem carga, o que leva a crer que os traficantes estavam testando seu funcionamento antes de carregá-lo com produtos ilícitos.

A capacidade do Starlink de fornecer cobertura quase global com seus satélites em órbita baixa tornou o serviço popular entre indústrias que necessitam de conexão constante, como companhias de cruzeiros e aviação comercial. No entanto, a disponibilidade mundial desse serviço também chamou a atenção de organizações criminosas. Barcos semi-submersíveis autônomos, que têm sido cada vez mais usados no tráfico de drogas, exigem uma conexão de internet estável para serem pilotados remotamente, e o Starlink oferece exatamente isso com sua baixa latência e alta velocidade.

O barco em questão, capaz de transportar até 1,5 toneladas de drogas, foi um dos vários navios apreendidos pela marinha colombiana em 2025. Embora o barco estivesse sem drogas, sua antena Starlink indica que os traficantes provavelmente estavam testando o barco. A qualidade das imagens é baixa, mas parece que o barco estava equipado com um modelo profissional de antena.

O serviço Starlink também oferece uma opção de roaming, permitindo que os usuários mantenham a conexão à internet enquanto se movem. No entanto, os termos de uso do Starlink proíbem o seu uso para atividades ilegais. O Starlink avisa que pode suspender ou encerrar o acesso ao serviço caso o usuário se envolva em atividades fraudulentas ou ilegais.

Enquanto as autoridades continuam a descobrir novas maneiras de traficar drogas, o uso crescente de tecnologias avançadas, como o Starlink, mostra como as organizações criminosas estão se adaptando às inovações tecnológicas. Embora esses métodos possam parecer incomuns, eles destacam uma tendência crescente de usar ferramentas de ponta para fins ilícitos.

Você também pode gostar de

3 comentários

ZedTechie July 17, 2025 - 7:18 pm

Wccftech de novo na caca xD

Responder
PiPusher September 2, 2025 - 3:38 am

Era o Elon Musk? Ele estava atrás de mais drogas? Os estoques de K estão acabando 😂

Responder
BenchBro November 29, 2025 - 1:44 pm

Será que pagaram a tarifa de 175%? Se sim, tudo certo. 🤣

Responder

Deixe um comentário