Os servidores de IA NVIDIA GB300, baseados na nova arquitetura Blackwell, estão com lançamento previsto para o segundo semestre de 2025. 
Fontes da cadeia de suprimentos afirmam que a produção e entrega desses equipamentos é prioridade até mesmo em relação ao próximo iPhone da Apple.
Com até 72 GPUs Blackwell na versão mais avançada, o GB300 promete ser o servidor de IA mais potente do mundo. Gigantes taiwanesas como Foxconn, Quanta, Wiwynn e Inventec já estão acelerando a produção. A Foxconn, inclusive, garantiu a maior parte dos pedidos e segue como principal montadora da NVIDIA nesse segmento.
Como o GB300 compartilha várias características com o modelo anterior, GB200, a Foxconn espera uma transição tranquila para a nova produção. A expectativa é que os servidores de IA representem mais da metade da receita da empresa nesse mercado em 2025.
A Quanta já iniciou as entregas dos GB200 e está testando os GB300 com seus clientes. As remessas devem começar em setembro, embora a própria empresa reconheça que muitas companhias de IA não vão esperar, por causa da urgência no treinamento de modelos.
Wiwynn e Inventec também devem iniciar as entregas no mesmo período. O volume de remessas deve aumentar fortemente no segundo semestre, e as fabricantes apostam em ganhar participação no mercado com os novos servidores da NVIDIA.
Apesar do domínio da NVIDIA, empresas como Amazon e Google estão investindo em chips próprios ou soluções personalizadas de designers como Broadcom e Marvell para reduzir a dependência dos GPUs NVIDIA. Ainda assim, o CEO Jensen Huang acredita que seus produtos continuam sendo os mais eficientes do mercado.
Mesmo assim, rumores indicam que a OpenAI já estaria migrando parte de sua infraestrutura para os TPUs do Google, principalmente por causa dos altos custos da NVIDIA. A disputa no mercado de hardware para IA está só começando.
1 comentário
As empresas nem vão esperar, os modelos precisam rodar agora