A Samsung surpreendeu novamente seus fãs com o Galaxy A17 5G, que foi recentemente avistado no Geekbench. Enquanto o foco está na melhoria da câmera, com a adição da estabilização óptica de imagem (OIS) pela primeira vez na série A1x, o processador continua o mesmo de modelos anteriores. O Galaxy A17 5G será equipado com o processador Exynos 1330 (S5E8535), utilizado no Galaxy A14 5G e A16 5G. 
Esse chip é fabricado no processo de 5 nm e conta com dois núcleos Cortex-A78 a 2,4 GHz e seis núcleos Cortex-A55 a 2,0 GHz, além de uma GPU Mali-G68 MP2.
Quanto à memória, espera-se que o A17 5G venha com pelo menos 6 GB de RAM, embora ainda não saibamos se será LPDDR4X ou LPDDR5.
Devem existir várias configurações, como no A16, que oferecia versões com 4, 6 e 8 GB de RAM. Em termos de armazenamento, o A17 suportará UFS 2.2 e UFS 3.1, o que garante velocidades de transferência de dados mais rápidas. Ao contrário dos modelos anteriores da série A1x, que tinham displays de 90 Hz, o A17 será capaz de suportar telas de até 120 Hz, proporcionando uma experiência mais fluida.
Em relação ao software, o Galaxy A17 5G virá com o Android 15 e o One UI 7. Isso significa que o aparelho chegará com uma versão mais antiga da interface da Samsung, enquanto outros modelos futuros virão com o One UI 8. Embora o processador continue o mesmo, a adição do OIS e o aumento da RAM devem melhorar a experiência geral do usuário. No entanto, muitos estão desapontados por a Samsung não ter atualizado o processador, mantendo o mesmo por três gerações seguidas, o que pode fazer o Galaxy A17 5G se tornar ultrapassado depois de alguns anos de uso.
2 comentários
Pode discordar, mas eu preferiria ter OIS na câmera principal do que um processador um pouco melhor. A diferença de 5%-15% de performance não vai ter tanto impacto para quem compra a série A1x, mas a foto sem borrão com certeza faz muita diferença
Três gerações seguidas com o mesmo processador 🥹 Não é o pior, mas ainda assim é um golpe