
RedMagic 10S Pro: Desempenho impressionante, mas o ventilador realmente faz a diferença?
O RedMagic 10S Pro chega como uma versão atualizada do já potente RedMagic 10 Pro, que impressionou com seu processador Snapdragon 8 Elite. Mas o que o 10S Pro tem de novo? Ele realmente vale a pena ou é só mais uma jogada de marketing?
Com o processador Snapdragon 8 Elite, o 10S Pro traz núcleos Prime com clock de até 4,47 GHz e uma GPU Adreno 830 que atinge 1,2 GHz. Acompanhado de até 24 GB de RAM LPDDR5T e 1 TB de armazenamento UFS 4.1 Pro, ele parece um monstro de desempenho. Mas o que os testes dizem?
Desempenho de ponta (mas o ventilador realmente é necessário?)
Nos testes Geekbench e AnTuTu, o 10S Pro supera ligeiramente seu predecessor, mas a diferença é mínima. O ventilador, que é um dos destaques, não afeta a performance de pico – ele é mais útil para cargas prolongadas. No entanto, a surpresa é que, mesmo sem o ventilador, o celular vai muito bem e às vezes supera concorrentes como o ROG Phone 9 Pro, que possui ventilador ativo. Jogos e apps otimizados ganham um impulso com a GPU melhorada, especialmente no teste Wild Life Extreme, onde o 10S Pro se destaca na frente de outros dispositivos.
O throttling ainda é um problema
Apesar de todo o sistema de resfriamento melhorado, com metal líquido (aumentado para 36 mm²) e uma câmara de vapor, o processador ainda sofre um grande throttling: cai para 56% de seu desempenho máximo com o ventilador ligado e 54% sem. Os resultados no 3DMark não mostram melhorias significativas em termos de estabilidade, mesmo com o ventilador girando a 23.000 rpm. Uma câmera térmica mostrou o ar quente saindo do celular, mas isso não resolve realmente o problema do superaquecimento.
Então, para que serve o ventilador?
Curiosamente, o ventilador, que deveria ser o grande atrativo, parece mais um acessório desnecessário. Usando o resfriamento passivo, o celular já apresenta um ótimo desempenho. Muitos usuários acreditam que o ventilador só acrescenta peso e custo, além de reduzir a proteção contra água e poeira. Uma opção mais lógica teria sido lançar uma versão sem ventilador com certificação IP68, deixando o ventilador para uma versão Pro voltada para os gamers hardcore.
Conclusão
O RedMagic 10S Pro é um celular super-rápido, com ou sem ventilador. Se você é um gamer em busca de desempenho extremo, o ventilador pode justificar sua presença. Porém, para a maioria dos usuários, o resfriamento passivo já é mais do que suficiente. O ventilador parece ser mais uma jogada de marketing do que uma solução real.
4 comentários
Comprar um carro esportivo e colocar um spoiler que não faz nada… é isso que o ventilador é nesse celular 🤷♂️
ZTE realmente não entendeu: colocar ventilador e perder a proteção contra água? 😒
Sério, os testes sem o ventilador são melhores do que com ele… Pra que esse ventilador então?
Eles gastaram o orçamento todo no resfriamento passivo e colocaram o ventilador só pra dizer que tem 😂