Início » Sem categoria » Novo patch RADV melhora ray tracing em até 14% nas GPUs AMD RDNA 3 e 4

Novo patch RADV melhora ray tracing em até 14% nas GPUs AMD RDNA 3 e 4

por ytools
1 comentário 1 visualizações

Tem novidade quente para quem usa Linux com placas de vídeo AMD: os novos patches do driver RADV, incluídos no Mesa 25.2, trouxeram um belo ganho no desempenho do ray tracing nas GPUs RX 7000 (RDNA 3) e RX 9000 (RDNA 4).
Novo patch RADV melhora ray tracing em até 14% nas GPUs AMD RDNA 3 e 4
Em jogos como Quake II RTX, o aumento chega a 14%.

Essas otimizações foram feitas por Natalie Vock, contratada da Valve, e envolvem instruções de baixo nível como ds_bvh_stack_rtn e ds_bvh_stack_push8_pop1_rtn. Essas instruções melhoram como a GPU processa estruturas BVH, reduzindo uso de memória e aumentando a eficiência.

Nos testes internos, a RX 9000 já mostrou ganhos reais. E a tendência é que outros jogos com ray tracing também se beneficiem. Isso significa que a AMD está diminuindo a diferença em relação à NVIDIA, especialmente no universo Linux – onde o suporte a ray tracing sempre foi uma dor de cabeça para os usuários AMD.

Claro, a NVIDIA ainda lidera com DLSS e outras tecnologias, mas a velha máxima do “vinho da AMD” continua valendo: quanto mais o tempo passa, melhor o hardware fica com atualizações de software.

Se você curte jogos clássicos como Quake com uma pitada moderna de ray tracing, ou quer extrair o máximo da sua placa AMD no Linux, esses patches são um baita upgrade.

Você também pode gostar de

1 comentário

ZedTechie November 21, 2025 - 9:44 pm

Imagina um Quake 3 com RTX… sonho! 🔥

Responder

Deixe um comentário