Início » Sem categoria » Qualcomm Snapdragon 8 Elite 3: A empresa está copiando a estratégia da Apple?

Qualcomm Snapdragon 8 Elite 3: A empresa está copiando a estratégia da Apple?

por ytools
4 comentários 2 visualizações

A Qualcomm parece estar se inspirando na estratégia da Apple para suas chips Snapdragon.
Qualcomm Snapdragon 8 Elite 3: A empresa está copiando a estratégia da Apple?
Assim como as chips da série A da Apple, o Snapdragon 8 Elite 3 pode ser lançado em duas versões, algo que não era comum até agora. 

A empresa planeja fabricar ambas as versões do Snapdragon 8 Elite 3 usando um processo de fabricação de 2 nm, um grande avanço para a indústria de smartphones.

Essa abordagem é parecida com a de Apple, que oferece um modelo base e uma versão “Pro” de seus chips, para atender a diferentes segmentos do mercado. O Snapdragon 8 Elite 3 poderia assim ter uma versão de alto desempenho para aparelhos premium e uma versão mais acessível para smartphones intermediários. Ambas as versões seriam fabricadas com o processo de 2 nm, oferecendo melhor desempenho e eficiência, mas também resultando em aumento nos custos de produção. Isso pode fazer os smartphones com esses chips ficarem mais caros e até desincentivar alguns fabricantes a adotá-los.

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) será a responsável pela produção, deixando a Samsung para trás, depois que sua fundição não conseguiu garantir os pedidos para o processo de 2 nm. Isso representa um desafio para a Samsung, que ainda está trabalhando em seus chips Exynos. O Exynos 2500, por exemplo, estava planejado para os Galaxy S25, mas, com os atrasos, a empresa teve que se concentrar no Exynos 2600 para os Galaxy S26.

Essas mudanças que a Qualcomm está implementando no Snapdragon 8 Elite 3 podem também afetar a estratégia de chips da Samsung. A empresa investiu muito no Exynos 2500, mas continuará utilizando chips Snapdragon para alguns modelos topo de linha, como o Galaxy Z Fold 7. Se a Qualcomm conseguir oferecer uma alternativa mais acessível com sua versão base do Snapdragon 8 Elite 3, podemos ver mais smartphones de entrada com esses chips, tornando o Snapdragon uma opção mais atraente para os fabricantes, especialmente frente à concorrência com a MediaTek.

Assim como a série A da Apple, a Qualcomm pode estar tentando criar uma distinção mais clara entre os modelos padrão e Pro em sua linha Snapdragon. O Snapdragon 8 Elite 3 poderia, assim, competir diretamente com os chips A20 da Apple em 2026, com uma forte competição entre os dois gigantes da tecnologia na corrida dos chips de 2 nm.

Você também pode gostar de

4 comentários

Anonymous June 13, 2025 - 8:41 pm

Isso não vai só aumentar o preço dos celulares? 🙃

Responder
Anonymous July 3, 2025 - 10:41 am

Até na fabricação de chips, as inovações da Apple são copiadas 🤷‍♂️

Responder
Anonymous September 8, 2025 - 10:14 pm

Não acredito que o modelo base vai ser muito mais barato, principalmente com esses custos de 2 nm. 🤔

Responder
Anonymous October 12, 2025 - 4:02 am

Não sei se a Qualcomm vai realmente conseguir competir com a Apple, mas é bom ver que estão tentando inovar

Responder

Deixe um comentário