Este ano, espera-se que a Apple lance um iPhone 17 Air mais fino e elegante. Ele será lançado junto com o iPhone 17, iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max, completando a linha de novos modelos. 
Embora eu não seja um grande fã dessa ideia de “quanto mais fino, melhor”, já que muitas vezes isso significa abrir mão de recursos importantes, tenho que admitir que o modelo Air está começando a me convencer.
Por que estou interessado no iPhone 17 Air?
Eu ainda estou usando meu fiel iPhone 13 mini, e quem já leu meus textos sabe que sou fã dele. Não pela bateria (definitivamente não), nem pelas câmeras (elas são boas, mas nada demais), mas pelo tamanho. O iPhone 13 mini de 5,4 polegadas é perfeito para o que eu preciso de um telefone. Tenho um laptop para trabalhar e um iPad para tudo o mais – assistir séries, ler, dar uma olhada nas redes sociais. Meu celular é apenas um dispositivo pequeno e prático que eu carrego por aí.
Mas sim… ele está ficando velho. Eu quero aproveitar a nova tecnologia, principalmente as inovações da Apple, por mais que possam parecer mais uma novidade. E eu prefiro não ver meu iPhone 13 mini se tornando um aparelho lento com o tempo, principalmente com a chegada do iOS 26.
Aí entra o iPhone 17 Air. Rumores indicam que ele terá uma tela de 6,7 polegadas, muito maior que a do meu mini, mas também mais fino. E esse é um dos principais motivos pelos quais estou inclinando mais para ele do que para os modelos mais comuns ou Pro. Se ele for fino, ainda pode caber no meu bolso ou na minha bolsa sem parecer um tijolo. E com o corpo de titânio, talvez eu até consiga usar sem capa. Afinal, qual o sentido de ter um celular fino se você vai escondê-lo em uma capa gigante?
A espessura de apenas 5,4 mm pode ser justamente o que vai me convencer a fazer a troca. Deveria ser bem confortável na mão. E vindo do mini, qualquer melhoria na bateria será uma vitória. A bateria esperada de 2.800 mAh é pequena comparada aos outros aparelhos de hoje em dia, mas é um bom aumento em relação aos 2.406 mAh do meu mini.
Agora, os possíveis pontos negativos…
Claro, um telefone mais fino não vem sem suas desvantagens. O principal? A câmera. O iPhone 17 Air pode vir com apenas uma câmera traseira, assim como o iPhone 16e, mas a diferença de preço deve ser considerável. A câmera principal provavelmente será de 48 MP, além de uma frontal de 24 MP. Isso é uma melhoria em relação às câmeras de 12 MP do mini, tanto a principal quanto a ultrawide, e a frontal de 12 MP.
Embora eu perca uma lente, se o sensor maior realmente entregar o que promete (e provavelmente vai), estou disposto a aceitar esse sacrifício. No entanto, a câmera do iPhone 17 Air não será nem de perto tão avançada quanto a do iPhone 17 ou dos modelos Pro. O iPhone 17 Pro, mesmo sendo mais grosso, terá um display de 6,3 polegadas e três lentes de 48 MP (principal, ultrawide e telefoto) com zoom óptico de 3,5x ou até 5x. Aí sim, é um nível completamente diferente de câmeras.
O iPhone 17 Air vale a pena para mim?
Se você vem de um iPhone 13 mini, o Air será um grande salto para você – claro, se estiver ok com a tela maior. Já que não há mais iPhones mini ou qualquer modelo abaixo de 6 polegadas, quem gosta de aparelhos compactos como eu, vai ter que optar por um modelo maior. Se o telefone vai ser maior de qualquer jeito, que seja pelo menos mais fino. Ele ainda será compacto, só que de um jeito diferente.
E você? Consideraria o iPhone 17 Air? Tem algum recurso que poderia te convencer a fazer essa troca?
4 comentários
Eu até aceito o celular mais grosso se for para ter uma câmera melhor, mas esse Air me chama atenção
É uma pena que o mini não vai voltar, mas esse modelo tem tudo para me convencer! 😅
Eu ainda preferia o mini, mas se for mais fino e mais rápido, talvez eu mude de ideia. 😕
Não me importo com a quantidade de lentes, desde que a câmera faça boas fotos. 📸