Se você conseguiu segurar a compra do iPhone 16 por quase um ano, agora definitivamente não é a hora de ceder. 
Em poucas semanas, a Apple vai apresentar a linha iPhone 17 – e mesmo que as mudanças não sejam radicais, vale a pena esperar.
Os holofotes estão nos rumores sobre o iPhone 17 Pro e Pro Max, que podem trazer câmera teleobjetiva de 48 MP, gravação em 8K e melhor refrigeração. Mas o modelo básico também deve ganhar melhorias importantes: câmera frontal de 24 MP (o dobro dos 12 MP do iPhone 16) e aumento de memória RAM de 8 GB para 12 GB, algo que pode fazer diferença para as funções de IA que estão surgindo cada vez mais.
Outro ponto animador é a possível chegada do ProMotion ao modelo de entrada. Depois de anos preso nos 60 Hz, finalmente poderíamos ter uma tela bem mais fluida para rolagem e animações.
Claro, muita gente talvez nem perceba tanta diferença – selfies de 12 ou 24 MP são praticamente iguais se você não der zoom, e o ganho de velocidade com mais RAM pode passar despercebido para a maioria. Mas o fator “novidade brilhante” sempre atrai compradores – e a Apple sabe explorar isso. Para quem quer um aparelho mais preparado para o futuro e com mais suavidade na experiência, esperar faz sentido.
O único motivo real para comprar o iPhone 16 agora? Seu celular quebrou de vez ou apareceu uma oferta imperdível. Fora isso, vale a pena segurar a onda com um celular reserva por mais um mês. Depois que o iPhone 17 for lançado, o 16 pode ser uma boa opção para quem quer economizar, com aparelhos recondicionados ou levemente mais baratos – embora a Apple raramente faça grandes cortes de preço.
Resumo: se puder, espere. O iPhone 17 pode não ser uma revolução, mas vai deixar o iPhone 16 com cara de velho em poucos dias.
2 comentários
ProMotion no modelo básico finalmente vale a espera
se seu cel morreu, compra… senão espera