Início » Sem categoria » Por que os DirectX 12 Work Graphs não vão revolucionar PS6 e Xbox Next, pelo menos por enquanto

Por que os DirectX 12 Work Graphs não vão revolucionar PS6 e Xbox Next, pelo menos por enquanto

por ytools
2 comentários 1 visualizações

Embora os DirectX 12 Work Graphs estejam gerando grande expectativa por suas promessas de melhor desempenho e escalabilidade em sistemas complexos como geração procedural, efeitos de partículas e lógica de IA, não espere que a PlayStation 6 ou o Xbox Next adotem essa tecnologia de forma massiva no início.
Por que os DirectX 12 Work Graphs não vão revolucionar PS6 e Xbox Next, pelo menos por enquanto
De acordo com o conhecido leaker da AMD Kepler L2 no fórum NeoGAF, embora o hardware e as APIs das novas gerações de consoles possam suportar essa funcionalidade, sua adoção em larga escala logo no início da geração cross-gen parece improvável.

O principal problema é que os motores de jogo e as ferramentas atuais não estão preparados para o novo paradigma do Work Graphs. Os desenvolvedores teriam que reescrever e reestruturar uma grande parte de seus pipelines, o que, em um cenário de altos orçamentos e riscos, se torna algo difícil de viabilizar.

No momento, essa funcionalidade provavelmente ficará no campo das promessas, especialmente para os usuários de consoles que vêm observando melhorias visuais mínimas entre gerações. Como um usuário comentou, a diferença entre a qualidade gráfica das consoles atuais é “tão pequena que parece que precisamos de uma lupa para enxergar”. Essa sensação é ainda mais forte quando os desenvolvedores precisam dar suporte tanto para os consoles antigos quanto para os novos.

Embora a Microsoft esteja mantendo seus planos para o próximo Xbox em segredo, rumores indicam que a PlayStation 6 da Sony pode ser lançada em duas versões: uma versão convencional e uma versão portátil, supostamente mais poderosa que o Xbox Series S. E, curiosamente, ela pode ser capaz de rodar jogos de PS5 nativamente – embora o desempenho ideal dependa da intervenção dos desenvolvedores.

No final das contas, o vencedor provavelmente será definido mais pela força do ecossistema e pelos jogos exclusivos do que apenas pela potência bruta do hardware. Recursos de hardware chamativos são interessantes, mas sem os jogos certos, isso não vai levar ninguém muito longe.

Você também pode gostar de

2 comentários

404NotFound July 25, 2025 - 5:18 pm

Xbox pode se redimir se lançar um hardware mais poderoso que o PS5 Pro no lançamento de GTA VI, quem não aguenta 30fps vai mudar de plataforma na hora

Responder
TurboSam October 19, 2025 - 11:27 pm

Nada de novo aqui, consoles pararam de evoluir graficamente desde o PS4

Responder

Deixe um comentário