Se você é gamer e curte extrair o máximo de qualidade gráfica nos jogos, aqui vai uma ótima notícia: o Optiscaler agora é compatível com o AMD FSR 4. 
Com essa ferramenta, dá pra substituir tecnologias antigas de upscaling por uma versão mais avançada – mesmo em jogos que não oferecem suporte nativo.
O FSR 4 (FidelityFX Super Resolution) é a nova geração da tecnologia de upscaling da AMD. Ele melhora nitidez, reduz artefatos e oferece mais estabilidade na imagem. Mas pra usar, tem dois pré-requisitos: você precisa de uma placa da série Radeon RX 9000 (como a RX 9060 ou RX 9070) e o jogo precisa, ao menos, permitir esse tipo de substituição.
Ainda são poucos os títulos com suporte oficial ao FSR 4 (cerca de 60 no momento), então o Optiscaler se torna uma solução ideal. Ele funciona como uma ponte entre o jogo e a tecnologia de upscaling, permitindo trocar DLSS, XeSS ou versões antigas do FSR pela versão mais recente da AMD. Até pouco tempo, o Optiscaler suportava até o FSR 3.1 – agora, com FSR 4, o salto é grande.
Mas nem tudo são flores: jogos com base na API Vulkan ainda não são compatíveis. Ou seja, se você joga títulos como Doom Eternal, vai ter que esperar. Para o restante dos jogos, já é possível turbinar os gráficos e a performance com essa nova opção.
Com a atualização do Optiscaler, quem tem uma RX 9000 na máquina pode elevar a qualidade gráfica mesmo em jogos que ficaram pra trás no suporte oficial. Uma mão na roda pra quem não quer esperar os devs se mexerem.