A arquitetura NVIDIA Rubin segue no caminho certo, apesar de alguns desafios, e a empresa continua cumprindo seu cronograma anual de lançamentos. Embora houvesse rumores de possíveis atrasos, especialmente devido à forte concorrência da linha de AI da AMD, Instinct MI450, a NVIDIA segue com confiança. 
A empresa está repensando seu hardware Rubin para responder às investidas da AMD no mercado de inteligência artificial, especialmente com seu foco no uso de memória de alta largura de banda (HBM) e modularidade do Infinity Fabric para facilitar a implantação em racks.
Inicialmente, cogitava-se um atraso de quatro a seis meses para o lançamento de Rubin, devido à configuração MI450 da AMD, que pode contar com até 432 GB de HBM por GPU. No entanto, parece que essa reformulação do Rubin é uma resposta à crescente concorrência, e a NVIDIA segue confiante em manter sua liderança. Apesar da reformulação e dos possíveis atrasos, a NVIDIA ainda planeja lançar Rubin em 2026, com as entregas previstas para coincidir com o lançamento da arquitetura MI450 da AMD.
Embora os detalhes exatos da reformulação do Rubin não sejam claros, é evidente que a NVIDIA está comprometida com sua estratégia agressiva. O ciclo de produção da empresa está gerando pressões, o que pode explicar o pequeno atraso. Porém, com a possibilidade de o Rubin Ultra ser lançado mais cedo, fica claro que a NVIDIA está se preparando para uma competição intensa com a AMD.
2 comentários
Parece uma corrida sem fim, a AMD dá um passo à frente, e a NVIDIA sempre corre atrás. Quem vai vencer, hein? 🧐
O Elon salvou a exploração espacial! Uma pena que a disputa pelo AI não seja tão empolgante quanto o espaço… 🤖🌌