Está rolando bastante especulação sobre o próximo chip AI da NVIDIA, o Blackwell B30, que seria uma solução ‘específica para a China’ e poderia dominar o mercado de inferência. Embora haja muita confusão sobre o que exatamente esse chip vai trazer para o mercado chinês, rumores recentes indicam que a NVIDIA pode ter uma oferta competitiva em andamento. O último chip AI lançado para a China, o H20 AI Accelerator, foi afetado pelas restrições de exportação dos EUA e foi banido do mercado interno chinês. Desde então, a NVIDIA tem se dedicado a desenvolver um substituto, embora o Blackwell B30 pareça ser menos potente que o seu predecessor.
Apesar disso, a demanda pelo Blackwell B30 é esperada ser enorme, de acordo com vazamentos da indústria. 
A NVIDIA estaria se preparando para enviar milhões de unidades até o final do ano, com grandes empresas de tecnologia da China ávidas para colocar as mãos nesses chips. O B30 seria 25% mais lento que o H20 AI GPU, principalmente devido à troca de memória HBM por GDDR7 e algumas tecnologias reduzidas. Apesar da queda de desempenho, a demanda continua forte, especialmente com o mercado chinês buscando soluções de inferência mais acessíveis, já que o treinamento foi feito com chips anteriores como o Hopper H100.
O que torna o B30 interessante para as empresas chinesas é a sua eficiência. Ele seria 30% mais eficiente em termos de consumo de energia que o H20 e 40% mais barato na hora da compra, tornando-se uma opção mais acessível para modelos de pequeno e médio porte. Além disso, o B30 pode ser usado em soluções em rack, com clusters de 8 placas capazes de alcançar uma largura de banda de até 1,2 TB/s. Em resumo, embora o Blackwell B30 não tenha sido projetado para ser um acelerador AI de alto desempenho, ele pode conquistar o mercado chinês com uma solução mais acessível.
Em outras notícias, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, se reuniu com altos funcionários dos EUA, como o presidente Trump, que recentemente elogiou a avaliação de 4 trilhões de dólares da empresa. Jensen também pode estar planejando uma visita à China em breve para reforçar os laços da NVIDIA com a região. No entanto, a situação é complexa, e a NVIDIA está buscando a aprovação dos reguladores dos EUA enquanto navega pelo desafiador mercado de IA chinês.
5 comentários
Jensen e a NVIDIA sendo traidores mais uma vez. Isso não deveria ser legal. NÃO PODEM VENDER AI GPUS PARA A CHINA. SEM VERSÃO ESPECIAIS. ZERO GPU. ZERO. Mais uma vez o Trump fazendo um monte de merda com suas políticas anti-China, sempre ignorando os verdadeiros problemas em troca de propina. Os EUA são uma verdadeira ditadura
Precisamos de menos cringe do pessoal do wccf. Mas, de qualquer forma, não tem como esse chip não ser regulado também
Ninguém se importa
Puta que pariu…. a NVIDIA poderia muito bem ser chamada de nvidia específica para a China
Tomara que esse também seja banido. 😆