Parece que o 5G chegou ontem, mas o 6G já está na reta final de preparação. As velocidades ultrarrápidas e a baixa latência prometidas pelo 5G tinham o objetivo de revolucionar várias áreas, de operações médicas remotas a cidades inteligentes e carros autônomos. 
No entanto, o 5G ainda não atingiu todo o seu potencial, e agora estamos nos preparando para a chegada do 6G.
De acordo com o cronograma divulgado pela Nokia, o lançamento comercial do 6G está previsto para o final de 2029. Esse cronograma foi apresentado após reuniões recentes do 3rd Generation Partnership Project (3GPP), que reúne as principais organizações de normas em telecomunicações. Essas reuniões ocorreram na semana passada em Praga, e o foco foi discutir a arquitetura técnica do 6G. O Grupo de Especificações Técnicas (TSG) pretende concluir seus estudos até o primeiro trimestre de 2027, com as especificações finais do 6G fazendo parte do Release 21 do 3GPP
. A norma oficial do 6G será finalizada em 2029, embora alguns operadores possam oferecer 6G antes dos outros.
A 6G irá aprimorar a gestão de modelos de IA, coleta de dados e desempenho das redes, o que transformará as redes de rádio, as redes centrais e a gestão geral. O objetivo é tornar a operação das redes mais fácil e aumentar seu desempenho à medida que as capacidades da IA evoluem.
Após a reunião, Nokia e Ericsson compartilharam suas expectativas para o 6G. O blog da Nokia revelou que a empresa planeja um lançamento comercial para o quarto trimestre de 2029. Uma das principais características da 6G será melhorar a duração das baterias dos dispositivos móveis. No entanto, o lançamento da 6G exigirá grandes quantidades de espectro, e a 5G e a 6G irão compartilhar o espectro existente por meio de uma tecnologia chamada 5G-6G Multi-RAT Spectrum Sharing (MRSS). Essa tecnologia será muito mais eficiente do que os métodos atuais de compartilhamento de espectro entre 4G e 5G.
A Ericsson também ressaltou a importância do MRSS na transição do 5G para o 6G, e destacou que a IA e o aprendizado de máquina terão um papel fundamental no futuro do 6G. Essas tecnologias ajudarão a melhorar o desempenho dos receptores, medições de mobilidade, posicionamento e muito mais.
2 comentários
Ansioso pela 6G, se resolver meu Wi-Fi ruim, vou adorar 😂
6G + IA = O futuro! Mas será que vai ser caro demais? 💸🤔