A Nintendo Switch 2 utiliza a tecnologia DLSS da NVIDIA de maneira muito mais ampla do que se imaginava, mas pode ser difícil perceber o uso dela em comparação com as versões para PC. Embora os primeiros vídeos tenham sugerido o contrário, os especialistas da Digital Foundry confirmaram em um podcast que a Switch 2 realmente usa DLSS para melhorar a qualidade visual. 
O grande desafio está nas diferenças nas características da imagem, que tornam o DLSS menos perceptível na Switch 2 quando comparado ao PC.
Entretanto, ao observar mais de perto, é possível identificar alguns sinais característicos do uso do DLSS, como a disoclusão e as bordas serrilhadas, vistos na atualização recente de Pokémon Scarlet e Violet. No entanto, o uso do DLSS na Switch 2 parece variar dependendo da versão mais leve da tecnologia, adaptada ao hardware da nova geração de consoles.
No modo portátil, o DLSS permite aumentar a resolução para 1080p, enquanto no modo docked, ele pode alcançar 1440p ou até 4K. Mas, ao mesmo tempo, essa versão mais leve do DLSS tem dificuldades em manter a qualidade de imagem durante os movimentos rápidos. Um exemplo claro disso é o jogo Fast Fusion, que, embora alcance 4K no modo docked, apresenta uma boa qualidade em imagens estáticas, mas perde detalhes nos movimentos rápidos.
Hogwarts Legacy também utiliza essa versão mais leve do DLSS. Apesar do ritmo mais lento do jogo e da resolução base mais alta, o resultado ainda fica aquém do que vemos no PC com DLSS completo. No entanto, parece haver uma versão mais robusta do DLSS, como no caso de Cyberpunk 2077, onde a qualidade da imagem se aproxima mais da versão para PC, especialmente durante os movimentos.
Além das melhorias gráficas proporcionadas pelo DLSS, a Switch 2 traz uma funcionalidade de retrocompatibilidade interessante, permitindo que jogos mais antigos também se beneficiem das capacidades aprimoradas do novo hardware. Embora os jogos atualizados aproveitem ao máximo as especificações mais poderosas, vários jogos não atualizados também ganham um aumento considerável no desempenho, tornando a Switch 2 uma excelente opção, tanto para novos títulos quanto para os mais antigos.
3 comentários
Hoje vou pegar um sanduíche de frango no almoço
Ninguém come uma Switch 2, idiota
Já percebi o ghosting do DLSS em objetos distantes e em movimento no Pokémon Violet várias vezes, clássico DLSS