A Minisforum lançou um verdadeiro monstro no mundo dos mini-PCs: o MS-S1 Max Mini AI Workstation. Este novo sistema promete revolucionar as cargas de trabalho de IA, ao mesmo tempo em que entrega desempenho excepcional para jogos e produtividade em um formato ultracompacto. 
No coração do MS-S1 Max está o processador Ryzen AI Max+ 395, com 16 núcleos Zen 5 e suporte para SMT, garantindo potência impressionante até mesmo em picos de carga, limitados a 160W.
Uma das características mais marcantes desse dispositivo é seu chassis de apenas 3,2 litros. Embora compacto, é capaz de abrigar componentes poderosos. Ele vem com a placa gráfica integrada Radeon 8060S e um slot PCIe x16 para quem deseja adicionar uma GPU dedicada, embora o espaço limitado provavelmente restrinja a instalação de apenas placas de vídeo de baixo perfil. Para garantir que tudo funcione sem problemas, o MS-S1 Max conta com uma fonte de alimentação de 320W.
O sistema de resfriamento do MS-S1 Max é bem projetado, com dois ventiladores e seis tubos de calor, mantendo o sistema funcionando sem superaquecimento. A estrutura deslizante permite acesso fácil aos componentes internos, sem necessidade de ferramentas.
Para quem precisa de transferência de dados em alta velocidade, o MS-S1 Max oferece uma porta USB4 V2 capaz de atingir uma impressionante taxa de transferência de 80Gbps. Isso permite conectar GPUs externas, como o ASUS ROG XG Mobile 2025 ou o Razer Core X V2, tornando o sistema uma ótima escolha para quem precisa de gráficos poderosos sem abrir mão do tamanho compacto. No entanto, vale notar que, embora a USB4 V2 ofereça velocidades incríveis, ela ainda não atinge o desempenho das interfaces PCIe 4.0 ou 5.0 x16.
Em relação à IA, o chip Strix Halo possui um NPU dedicado que oferece até 50 TOPS de desempenho em IA, com um total de 126 TOPS quando combinado com outros componentes. O MS-S1 Max pode trabalhar com grandes modelos de IA, com até 109B de parâmetros, tornando-o uma excelente opção para tarefas de IA em sua mesa, além de garantir um ótimo desempenho em tarefas intensivas de CPU.
O MS-S1 Max estará disponível no segundo semestre de 2025, mas ainda não há informações sobre o preço. Este mini-PC é uma excelente escolha para quem busca aproveitar o poder da IA e gráficos em um formato compacto, oferecendo recursos como a porta USB4 V2 e alto desempenho em IA, garantindo que ele esteja pronto para o futuro.
2 comentários
Cadê os notebooks?! Não tem Strix Halo em forma de laptop? Isso é o que eu realmente preciso!
Os dispositivos com Strix Halo em laptops vão ter que esperar enquanto o mercado de mini-PCs for atendido. Esse formato vai competir diretamente com os desktops compactos da Apple com os processadores M da Apple!