Recentemente, foi revelado que os planos da Microsoft para criar sua própria versão de console portátil Xbox foram efetivamente abandonados. Inicialmente, a empresa havia formado uma parceria com a ASUS para criar os modelos ROG X Ally e ROG X Ally X, que foram apresentados no Xbox Games Showcase 2025 e serão lançados no período de festas. Essa parceria seria uma solução temporária enquanto a Microsoft trabalhava em seu próprio console portátil, que deveria ser lançado junto com a nova geração de consoles Xbox. No entanto, segundo Tom Warren do The Verge, esses planos foram cancelados. 
Warren afirma que a empresa agora vai focar na melhoria da sua plataforma de software em vez de continuar com o desenvolvimento de hardware.
Essa mudança de rumo não significa que a Microsoft tenha desistido de seus planos para consoles. A empresa ainda pretende lançar uma nova geração de Xbox, mas, de acordo com Warren, pode permitir que parceiros OEM, como a ASUS, assumam a criação desse novo console. Os dispositivos fabricados pela ASUS agora são vistos como um ‘teste de mercado’ para a visão mais ampla da Microsoft de integrar o Windows e o Xbox em diversos dispositivos. O objetivo é transformar qualquer tela em um Xbox, e as consoles portáteis fazem parte dessa estratégia ambiciosa.
Enquanto o desenvolvimento do hardware está pausado, serviços como o Xbox Cloud Gaming e o Xbox Play Anywhere já estão ajudando a expandir o ecossistema Xbox para diversos dispositivos. A Microsoft também aposta em futuras inovações, como a emulação, para resolver a questão da compatibilidade entre plataformas. Nos seus planos a longo prazo, a empresa promete que sua próxima geração de consoles será ‘o maior salto tecnológico já visto’ de uma geração para a outra, embora muitos acreditem que isso só será possível com o uso de tecnologias avançadas, como aprendizado de máquina. Com o lançamento previsto para 2027, os jogadores terão que esperar para ver se essas promessas se concretizam.
4 comentários
Esse artigo tá uma bagunça. Primeiro diz que o console portátil da Xbox acabou, depois fala que a nova geração de Xbox vai ser feita por OEMs. Que confusão é essa?
Jogos digitais são legais, mas quem é da antiga ainda quer ver os jogos na estante. Não vou deletar os jogos toda vez que sair um novo
Estava conversando com meu amigo fã de Xbox esses dias. Eu falei que a Microsoft ia abrir a sua plataforma para outras marcas, tipo SteamOS. Parece que eu tava certo!
Texto ruim… Esse ‘escritor’ parece mais um robô tentando escrever notícias 😂