A Apple está preparando o iPhone 17 Air, um modelo ultrafino que promete competir com as versões Pro em desempenho. 
Ele traz a poderosa chip A19 Pro, porém em uma versão “binned”, com uma GPU um pouco reduzida.
Segundo um vazamento confiável do insider do Weibo conhecido como “Fixed Focus Digital”, o iPhone 17 Air virá equipado com a chip A19 Pro com cinco núcleos GPU, enquanto as versões Pro contarão com seis núcleos. No mundo dos processadores, “binned” significa que a peça quase atingiu a perfeição, mas pode ser usada em variantes mais leves ou econômicas. Isso garante um desempenho próximo ao dos modelos Pro, mas com uma pequena perda na qualidade gráfica, especialmente em jogos AAA exigentes ou edição de vídeo profissional.
O design ultrafino do iPhone 17 Air é ao mesmo tempo um trunfo e um desafio. Apesar de ser o iPhone mais leve já feito, a dissipação de calor pode ser menos eficiente, fazendo com que o aparelho sofra throttling térmico mais rápido que os modelos Pro, que são mais grossos. Ou seja, mesmo com um processador topo de linha, o desempenho pode diminuir em usos intensos.
Para manter essa leveza, a Apple também fez concessões: câmera traseira única em vez do sistema triplo dos Pro, ausência do ProMotion, falta de suporte ao 5G mmWave e apenas um alto-falante ao invés de som estéreo. Isso posiciona o iPhone 17 Air como uma opção intermediária entre o iPhone 17 comum e as versões Pro.
No entanto, se a Apple conseguir otimizar bem a bateria nesse formato compacto, o iPhone 17 Air pode ser muito atraente para quem quer desempenho próximo ao Pro em um corpo leve e elegante. Vamos acompanhar as novidades de perto.
3 comentários
Design fino é show, mas se esquentar demais e travar, aí complica, espero que a Apple resolva isso
Poxa, sem ProMotion e sem som estéreo? Eu curtia muito essa fluidez e o som nos Pro
Quem quer sem compromisso vai de Pro, mas o Air parece o meio termo perfeito