A atualização iOS 26 traz uma nova funcionalidade para aumentar a autonomia da bateria: o modo ‘Potência Adaptativa’. Este modo complementa o já existente ‘Modo de Baixo Consumo’, oferecendo uma forma ainda mais inteligente de otimizar o uso da energia. 
Embora o foco tenha sido no novo design da interface Liquid Glass, o objetivo da Apple parece ser melhorar a duração da bateria dos dispositivos compatíveis.
No modo ‘Potência Adaptativa’, os iPhones ajustam automaticamente as configurações para maximizar a vida útil da bateria, limitando certas funções. Uma das mudanças é a redução da luminosidade da tela, o que ajuda a economizar energia, mas pode afetar o desempenho do aparelho. De acordo com The Verge, algumas atividades podem demorar mais para serem processadas, sugerindo que há um compromisso entre desempenho e economia de bateria quando o modo é ativado.
Ao contrário do ‘Modo de Baixo Consumo’, que é ativado automaticamente quando a bateria chega a 20%, o modo ‘Potência Adaptativa’ será acionado dependendo do uso do dispositivo. Para quem deseja testar esse recurso na versão beta do iOS 26, basta acessar o menu de configurações, na seção Bateria, e ativar a opção ‘Modo de Potência’.
Com o lançamento esperado do iPhone 17 Air, que deve vir com uma bateria de apenas 2800 mAh, é possível que a Apple tenha introduzido esse recurso no iOS 26 pensando na necessidade de ativá-lo frequentemente nos novos modelos. A Apple segue focada em melhorar a autonomia dos seus dispositivos, e o ‘Modo de Potência Adaptativa’ pode ser uma ferramenta importante para os usuários.
2 comentários
Podiam ter feito a bateria maior ao invés de inventar esses modos, né 😂
De novo esse negócio de economizar bateria… Será que vale a pena? 😬