
Intel Wildcat Lake: processadores de entrada sem ray tracing, mas com IA e gráficos Xe3
A Intel está preparando o lançamento dos processadores Wildcat Lake, voltados para o segmento de entrada e substitutos da linha Alder Lake-N. Eles chegarão junto com os chips Panther Lake, focados em alto desempenho, mas compartilharão a mesma base arquitetônica.
Os novos CPUs virão com 2 núcleos de desempenho Cougar Cove, 4 núcleos eficientes Darkmont e 2 núcleos gráficos Xe3. Terão suporte para Thunderbolt 4, memória LPDDR5X/DDR5 e entregarão até 40 TOPS de capacidade em IA – somando CPU, GPU e NPU.
Apesar de usarem a mesma arquitetura gráfica Xe3 “Celestial” das linhas mais potentes, os Wildcat Lake não terão suporte para ray tracing. Com apenas 2 núcleos gráficos e 2 unidades RT, a decisão faz sentido. Os chips contam com núcleos XMX, sugerindo suporte a XeSS, mas ainda é incerto se o desempenho será suficiente.
O pacote compacto BGA 1516 torna esses chips ideais para notebooks básicos, mini PCs e até alguns dispositivos portáteis. O consumo (TDP) deve ficar abaixo dos 10W, ótimo para sistemas silenciosos e portáteis.
Wildcat Lake não promete desempenho explosivo, mas reforça a presença da Intel nos dispositivos de entrada. O lançamento está previsto para a segunda metade de 2025.