Os novos processadores Intel Nova Lake-S para desktops podem oferecer um grande aumento de desempenho, com previsões apontando para um ganho de mais de 10% no desempenho de um único núcleo (ST) e mais de 60% no desempenho multi-core (MT). Esses números devem ser possíveis graças às novas arquiteturas da Intel, como os núcleos Coyote Cove para tarefas de alto desempenho (P-Core) e Arctic Wolf para núcleos de baixo consumo (E-Core). Uma fuga de um slide interno da Intel, que circulou recentemente na internet, mostrou esses números, mas é importante lembrar que esses valores são previsões e podem mudar até o lançamento.
Os processadores Nova Lake-S devem competir com os processadores Ryzen atuais da AMD, mas, quando forem lançados em 2026, a Intel provavelmente já estará enfrentando os processadores Ryzen de próxima geração, baseados na arquitetura Zen 6. 
A Intel descreve sua linha como oferecendo “desempenho máximo e eficiência”, com “desempenho de liderança em jogos”. No entanto, vale notar que os números apresentados na fuga comparam os Nova Lake-S com os processadores Intel Arrow Lake-S, que ofereceram um aumento de 8% no desempenho de um único núcleo e 15% no desempenho multi-core em relação à linha Raptor Lake-S.
Outra novidade mencionada na fuga é a adição de uma arquitetura Low-Power Island com 4 núcleos LP-E, o que deve melhorar o desempenho com menor consumo de energia. O processador Core Ultra 9, que será o mais potente da linha, deve ter até 52 núcleos (16 P-Cores, 32 E-Cores e 4 LP-E), um grande salto em relação ao Core Ultra 9 285K, que tem apenas 24 núcleos no total.
Há também especulações sobre o aumento do cache desses chips. O Core Ultra 9 deve ter até 180 MB de LLC (Last-Level Cache), enquanto o Core Ultra 7 pode ter até 144 MB, o que daria à Intel uma vantagem considerável sobre os Ryzen 9 da AMD, que têm até 128 MB de cache. Esse aumento no cache, combinado com o maior número de núcleos, deve resultar em um ganho significativo de desempenho, tanto em jogos quanto em tarefas de produtividade.
Embora ainda sejam apenas vazamentos, essas previsões nos dão uma visão interessante do que a Intel pode trazer para os desktops no futuro.
5 comentários
180 MB de cache? Isso é muita coisa! Mas até ver os benchmarks, vou esperar para ver
Se esses números forem verdadeiros, a Intel pode finalmente superar a AMD! 🔥
Zen 6 vai atropelar isso fácil. Mais IPC, mais frequência, Intel vai ficar pra trás 😂
Eu só acredito quando ver os testes. A Intel já me decepcionou várias vezes. 🤨
Se o TDP for realmente 150W PL1, acho que esses processadores vão ter problemas de desempenho