A Intel está se preparando para um grande retorno ao mercado de processadores de desktop com a linha Nova Lake. 
Esses novos chips podem ser a resposta da empresa para a linha X3D da AMD, trazendo uma nova arquitetura de cache que promete aumentar ainda mais o desempenho em jogos e tarefas pesadas.
A Intel nunca teve receio de explorar novas tecnologias, e o ex-CEO Pat Gelsinger já havia sugerido planos para processadores com 3D V-Cache, utilizando tecnologias internas como Foveros e EMIB. Agora, com a linha Nova Lake, parece que a Intel está finalmente pronta para trazer essas tecnologias para os consumidores. De acordo com um gerente de comunicações da empresa, inicialmente a Intel planejava focar em integrar essas tecnologias em soluções de servidores, mas a possibilidade de trazê-las para o mercado de consumo nunca foi descartada. E, de acordo com rumores, Nova Lake pode ser o momento ideal para isso.
Uma fuga de informações, vinda de @Haze2K1, revelou que alguns modelos da linha Nova Lake podem incluir o que é chamado de “big Last Line Cache” (bLLC), algo bem parecido com o 3D V-Cache da AMD. Esse aumento no tamanho do cache pode ter um impacto significativo no desempenho, especialmente em jogos e aplicativos multitarefa. A Intel parece estar preparando versões de seus processadores voltadas para diferentes segmentos de mercado.
Em termos de especificações, os processadores Nova Lake podem ter até 8 núcleos de desempenho e 16 núcleos de eficiência energética. Espera-se que o número de núcleos e threads aumente mais de duas vezes em relação aos modelos anteriores, com um TDP que pode atingir até 150W. Após o lançamento decepcionante dos processadores Arrow Lake, todos os olhos estão voltados para o Nova Lake, e, de acordo com os rumores, esses chips podem representar um grande avanço para a Intel.
1 comentário
Se a AMD continuar com o Zen 5 e a Intel acordar, aí sim a competição vai ficar interessante