Finalmente! O Facebook está reforçando a segurança da sua conta, tornando-a muito mais difícil de ser hackeada. 
A rede social está implementando um novo método de login mais seguro, oferecendo melhor proteção contra ameaças online, além de tornar o processo de login mais simples e rápido.
A Meta está lançando o suporte a passkeys para Facebook e Messenger em dispositivos móveis, o que significa que você poderá deixar de lado a senha tradicional e usar os mesmos métodos de verificação que já possui no seu celular, como PIN, impressão digital ou reconhecimento facial. Esse recurso estará disponível em breve tanto para iOS quanto para Android no Facebook, e o Messenger receberá essa atualização nos próximos meses. Após configurado, a mesma passkey funcionará para ambos os aplicativos.
Configurar uma passkey é bem simples. Você pode criar e gerenciar a sua no menu de Configurações, dentro do Centro de Contas do Facebook, embora o recurso ainda não esteja disponível para todos. Comparado com senhas tradicionais, as passkeys são mais seguras, mais rápidas e muito mais difíceis de serem hackeadas. Diga adeus às senhas vulneráveis!
Mas por que as passkeys são tão melhores que as senhas comuns? Primeiro, elas não podem ser roubadas, adivinhadas ou vazadas. Elas também protegem contra ataques de phishing – aqueles golpes em que criminosos tentam fazer você inserir suas informações de login em sites falsos. Como a sua passkey está vinculada a um site específico, ela não funcionará em páginas de login fraudulentas. Além disso, sua passkey, junto com seu PIN, impressão digital ou reconhecimento facial usados para criá-la, permanece segura no seu dispositivo. A Meta não armazena nem compartilha essas informações, garantindo total proteção.
No entanto, a Meta está um pouco atrasada na implementação das passkeys. Google, Apple e até o X já oferecem esse recurso há anos, e empresas gigantes como Microsoft, Amazon, eBay, PayPal e outras já o adotaram. Até o WhatsApp, outro aplicativo da Meta, já permite login com passkeys. O Instagram, porém, ainda não entrou nessa. De qualquer forma, a chegada das passkeys ao Facebook é um grande avanço para a segurança na plataforma.
Com as ameaças online crescendo, ter uma proteção mais forte nunca foi tão importante. Recentemente, uma grande vazamento de dados revelou 16 bilhões de credenciais de login, incluindo dados da Apple e Google. A Meta não está imune a esses incidentes. Existem muitas histórias de contas invadidas, e é bem possível que você conheça alguém que tenha passado por isso. Felizmente, as passkeys oferecem uma proteção sólida contra esse tipo de fraude. Melhor tarde do que nunca!
Crédito do vídeo – Meta