Início » Sem categoria » EUA confirmam que Huawei produzirá apenas 200.000 chips de IA avançados até 2025

EUA confirmam que Huawei produzirá apenas 200.000 chips de IA avançados até 2025

por ytools
3 comentários 0 visualizações

Em uma recente audiência no Subcomitê de Assuntos Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o Subsecretário de Comércio dos EUA para Indústria e Segurança, Jeffrey Kessler, revelou que a China provavelmente não produzirá mais de 200.000 chips Huawei Ascend avançados até 2025. Essa estimativa foi dada em resposta a uma pergunta do representante Bill Huizenga (R-MI), que queria saber se esse número se referia especificamente à produção dos chips Huawei ou ao total de chips produzidos na China.
EUA confirmam que Huawei produzirá apenas 200.000 chips de IA avançados até 2025
Kessler confirmou que a estimativa se aplicava apenas à produção dos chips Huawei Ascend, acrescentando que a maioria, se não todos, desses chips permaneceriam na China.

Embora 200.000 unidades possam parecer um número pequeno se comparado aos milhões de chips que empresas como a NVIDIA estão enviando globalmente – por exemplo, a NVIDIA deve enviar mais de 2 milhões de chips de IA em 2024 – Kessler enfatizou que não se deve subestimar os investimentos massivos da China na produção de chips de IA. Ele alertou que a produção atual pode ser pequena, mas a China está investindo pesadamente para aumentar sua capacidade de fabricação de chips de IA, o que pode ameaçar a posição dominante dos EUA e seus aliados no futuro.

A audiência também discutiu o recente acordo dos EUA com os Emirados Árabes Unidos no âmbito da iniciativa Stargate do presidente Trump, quando a representante Sydney Kai Kamlager-Dove (D-CA) perguntou a Kessler sobre as medidas de segurança adotadas para evitar que a tecnologia americana seja desviada para empresas chinesas. Kessler garantiu que todos os chips de IA exportados para países como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos estariam sujeitos à aprovação do Bureau de Indústria e Segurança (BIS) para garantir sua segurança.

Em resposta a uma pergunta da representante Ami Bera (D-CA) sobre como a China estava diminuindo a diferença em produção de chips, Kessler explicou que a estratégia dos EUA para limitar o avanço tecnológico da China envolve duas abordagens principais: expandir o uso global dos chips de IA americanos e reforçar os controles de exportação. Os EUA buscam garantir sua liderança tecnológica, promovendo o uso de seus chips em aplicações críticas de IA em todo o mundo, enquanto evitam que a China e outros adversários tenham acesso a tecnologias avançadas.

Apesar desses esforços, Kessler admitiu que ainda não há total alinhamento entre os EUA e seus aliados sobre os controles de exportação. Embora tenha havido progresso, ainda existem lacunas significativas para garantir que os adversários não consigam explorar brechas para acessar tecnologias avançadas. Segundo Kessler, a falta de cooperação global em algumas áreas está permitindo que os adversários dos EUA avancem tecnologicamente.

Você também pode gostar de

3 comentários

Anonymous July 21, 2025 - 12:18 am

Hahaha, a China ainda está só começando. Eles têm um plano para contornar as regras, e está funcionando até agora

Responder
Anonymous July 26, 2025 - 9:18 am

É engraçado como sempre que os EUA falam sobre a Huawei ou a China, depois tudo vira o contrário. É só esperar que vai mudar kkk 😂

Responder
Anonymous November 3, 2025 - 2:06 am

Os EUA estão com medo da China alcançar, mas na verdade, a China já é líder em várias áreas tecnológicas, não só em IA

Responder

Deixe um comentário