Google Tensor G4: uma atualização pequena, mas eficiente
Se você estava esperando ansiosamente pela série Google Pixel 9 e está curioso sobre o novo chipset Tensor G4 que alimentará esses dispositivos, vazamentos recentes revelam alguns detalhes interessantes.
De acordo com relatos de uma fonte dentro do Google, o Tensor G4 deve ser uma atualização modesta dentro da linha Tensor. A configuração da CPU do G4 inclui oito núcleos: um Cortex-X4, três Cortex-A720 e quatro Cortex-A520.
Apesar de ter um núcleo a menos que seu antecessor, o G3, espera-se que o Tensor G4 ofereça desempenho single-core aprimorado em benchmarks, embora com apenas um aumento marginal de 3% no desempenho multi-core. Essa redução no número de núcleos foi uma jogada estratégica do Google para gerenciar térmicas e consumo de energia de forma eficiente.
Uma das melhorias significativas no Tensor G4 é a integração do modem Exynos 5400, substituindo o Exynos 5300, que consome muita energia, usado no G3. O novo modem deve oferecer até 50% mais eficiência e também oferece suporte à conectividade via satélite. Embora o G4 compartilhe semelhanças com o G3 em vários aspectos, incluindo a GPU Mali-G715, ele ostenta uma velocidade de clock maior de 940 MHz.
A decisão do Google de optar por uma pequena atualização com o Tensor G4 foi motivada pela necessidade de uma solução rápida para alimentar a série Pixel 9, já que o desenvolvimento de um chip completamente novo ainda não estava finalizado
. Apesar de ser uma solução improvisada, o Tensor G4 promete oferecer um desempenho confiável que se alinha com as expectativas para os principais dispositivos do Google.
O futuro dos chips personalizados do Google
Embora o Tensor G4 possa não apresentar melhorias inovadoras em relação ao seu antecessor, o Google já está olhando para o futuro. O próximo Tensor G5, com lançamento previsto para 2025, deve ser o primeiro chip totalmente personalizado da gigante da tecnologia. Previsto para ser fabricado no processo de 3 nm da TSMC, o Tensor G5 representa o comprometimento do Google em expandir os limites de desempenho e eficiência em suas ofertas de hardware.
Fique ligado para mais atualizações sobre a tecnologia de chipset em evolução do Google enquanto o Tensor G4 se prepara para estrear na família Pixel 9, abrindo caminho para avanços ainda mais inovadores nos próximos anos.