Donkey Kong Bananza, o aguardado novo capítulo da franquia, começou a ser desenvolvido para o Nintendo Switch original. No entanto, à medida que o projeto avançava, a equipe percebeu que a melhor forma de explorar todo o potencial do jogo seria no novo console da geração seguinte, o Nintendo Switch 2. 
Em uma entrevista para o IGN, o produtor Kento Motokura e o diretor Kazuya Takahashi explicaram que o jogo estava sendo desenvolvido inicialmente com a tecnologia de voxels, mas assim que souberam do lançamento do Nintendo Switch 2, a equipe decidiu migrar o projeto para a nova plataforma, já que suas especificações mais avançadas eram essenciais para as mecânicas principais do jogo.
Uma das principais vantagens do Switch 2 foi sua capacidade de lidar com destruições em larga escala, um elemento chave na experiência de Donkey Kong Bananza. De acordo com Takahashi, a nova plataforma permite criar uma grande variedade de materiais e mudanças no ambiente em uma escala muito maior, tornando o mundo do jogo mais dinâmico e interativo. Além disso, a inclusão de recursos como o controle por mouse para o modo cooperativo foi outro ponto que atraiu a equipe para a migração.
A ideia de desenvolver um jogo 3D de Donkey Kong partiu de Yoshiaki Koizumi, o produtor de Super Mario Odyssey e diretor de Donkey Kong Jungle Beat. Sua visão inspirou a equipe a se aprofundar nas características do personagem com o auxílio de Shigeru Miyamoto, para entender melhor o que torna Donkey Kong único e como essas características poderiam ser usadas para criar um novo jogo. O uso da tecnologia de voxels em Super Mario Odyssey deu à equipe a ideia de integrar a destruição como uma mecânica central, algo que combinava perfeitamente com as características icônicas do gameplay de Donkey Kong.
Donkey Kong Bananza será lançado no dia 17 de julho para o Nintendo Switch 2 em todo o mundo. Para mais detalhes sobre o jogo, você pode conferir a prévia feita por Nathan.
3 comentários
A mecânica de destruição parece ser uma das melhores partes. Jogo cooperativo vai ser demais 😆
Seria legal ver essa versão no Switch original, mas entendo o porquê de terem mudado. O Switch 2 é muito mais potente
Faz todo sentido que tenham migrado para o Switch 2, a versão original estava ficando limitada