A China Mobile acaba de alcançar uma marca impressionante no desenvolvimento da 6G, demonstrando que é possível baixar um arquivo de 50 GB em apenas 1,4 segundos. Esse avanço supera em muito as capacidades da 5G, que ainda está bem atrás em termos de velocidade. 
Embora a 6G esteja prevista para ser oficialmente lançada até 2030, já há especulações sobre um possível lançamento antecipado para 2028.
A China e os Estados Unidos estão realizando testes para garantir que seus sistemas sem fio entreguem velocidades muito superiores às da 5G.
Durante a Conferência de Internet da China, em 2025, a China Mobile compartilhou os resultados dessa conquista, mencionando um investimento de 39,1 bilhões de yuans (cerca de 5,46 bilhões de dólares) em pesquisa e desenvolvimento. A empresa lidera quatro grandes projetos científicos nacionais voltados para a 6G e se destaca pelas inovações tecnológicas no setor. Nos testes realizados em pequena escala, a China Mobile alcançou a impressionante marca de 280 Gbps, que é 14 vezes mais rápida que a largura de banda máxima da 5G.
Com essas velocidades, é possível baixar um arquivo de 50 GB em menos de 2 segundos, o que equivale a baixar um filme 4K em Blu-ray de 2 horas a cada 2 segundos. Essas velocidades são tão rápidas que superam até mesmo algumas conexões cabeadas. A China Mobile também lançou a primeira rede 6G em pequena escala, com 10 pontos de pesquisa implementados. Além disso, em fevereiro do ano passado, a empresa lançou o primeiro satélite de alta velocidade para transmissão de dados, que opera a uma altitude de apenas 500 km, permitindo atingir uma taxa de transferência de dados muito maior que os satélites tradicionais que ficam a 36.000 km de altura.
2 comentários
50 GB em 1,4 segundos??? Isso é coisa de filme de ficção científica 😂
2028 para a 6G? Eu já tô pronto, bora acelerar isso aí 🚀