O Dicionário de Cambridge revelou a lista de novas palavras de 2025 – e boa parte delas vem direto da cultura de internet. 
Termos como skibidi, broligarchy, inspo, delulu e lewk agora fazem parte oficialmente do inglês registrado.
O destaque é skibidi, nascido do meme surreal “Skibidi Toilet” do criador DaFuq!?Boom!. A palavra virou um coringa: pode significar tanto “legal” quanto “ruim” ou ser usada só pela graça. Até Kim Kardashian mostrou no Instagram um colar com a inscrição “Skibidi Toilet”, presente da filha, ajudando a espalhar o termo pelo mainstream.
Outro novo termo é broligarchy, usado de forma irônica para falar do clube de bilionários como Bezos, Musk e Zuckerberg, que misturam poder e tecnologia para influenciar política. Tradwife (abreviação de “traditional wife”) resgata a ideia de “esposa tradicional”, enquanto inspo (inspiração), delulu (delirante) e lewk (look/visual) já circulam há tempos no vocabulário de jovens nas redes.
Mas nem todo mundo aplaude. Críticos dizem que aceitar palavras sem significado definido é sintoma de “degeneração cultural” e chamam isso de brainrot. Outros lembram que a língua inglesa sempre absorveu gírias e invenções, e que até Shakespeare foi acusado de “inventar bobagens” – hoje celebradas como literatura clássica.
Segundo Colin McIntosh, gerente do Programa Lexical do Cambridge, só entram no dicionário palavras que mostram força de permanência. “A cultura da internet está mudando a língua inglesa, e observar isso é fascinante”, disse.
Amar ou odiar, esses novos verbetes são um retrato da época. Daqui a algumas décadas, talvez “skibidi” e “delulu” sejam lembrados com a mesma reverência que palavras shakespearianas – ou com a mesma vergonha que sentimos dos velhos memes.
3 comentários
skibidi sem definição, mas tá no dicionário?? faz sentido nenhum 🤦
língua muda o tempo todo, parem de chorar, não é mais século XIX
quero descer desse planeta, meteoro cadê vc 😂