O Google Maps lançou uma atualização para usuários em várias cidades europeias, trazendo uma funcionalidade inovadora baseada em inteligência artificial. Normalmente, ao digitar seu destino, o Google Maps oferece várias opções de rotas, dependendo do modo de transporte escolhido (carro, a pé, transporte público, etc.). 
No entanto, com essa nova melhoria, o aplicativo agora leva em consideração o tempo estimado de chegada para diferentes meios de transporte e sugere alternativas mais rápidas, se houver.
Por exemplo, imagine que você planejou sua rota de carro, mas o Google Maps encontra uma maneira de chegar mais rápido utilizando transporte público. Nesse caso, o aplicativo irá sugerir esse meio de transporte, em vez da rota de carro
. Isso não só economiza tempo, como também ajuda a reduzir a poluição, economizar combustível e colaborar para a preservação do meio ambiente.
Essa funcionalidade já está disponível em 60 cidades europeias, incluindo Estocolmo, Varsóvia e Copenhague.
A cultura do ciclismo também está crescendo na Europa, e o Google Maps adicionou rotas para ciclistas em 17 novas cidades, das quais nove estão localizadas na Europa. O aplicativo agora exibe mapas detalhados de ciclovias, cobrindo mais de 125.000 quilômetros (aproximadamente 77.671 milhas) em cidades como Hamburgo, Madri, Barcelona, Milão, Roma, Zurique, Budapeste, Viena e Bruxelas. Esses dados são provenientes de autoridades locais e organizações públicas, com o objetivo de tornar o uso de bicicletas mais seguro e prático para os habitantes urbanos.
Além dessas novidades, o Google Maps está expandindo suas opções de rotas econômicas em termos de combustível em todo o mundo. 
Anteriormente, essa função estava disponível apenas em algumas regiões, mas agora está disponível globalmente. Cada rota é acompanhada de alternativas, com o tempo estimado de chegada, para que você possa escolher a melhor opção com base no tempo e na economia de combustível.
Motoristas na Itália, Suécia, Áustria e outros países agora receberão alertas sobre zonas de baixa emissão. Esses avisos informarão se o seu veículo tem permissão para entrar nessas áreas. Caso contrário, o aplicativo irá sugerir rotas alternativas para contornar essas zonas restritas.
Por fim, o Projeto Google Green Light usa IA para analisar tendências de tráfego e recomendar melhorias nos ciclos de semáforos. Esse projeto já está ativo em 20 cidades ao redor do mundo, com o objetivo de melhorar o fluxo de tráfego e tornar a circulação mais eficiente.
3 comentários
O Projeto Green Light parece ajudar muito nas grandes cidades, mas e nas menores? 🤨
Já tava na hora de colocarem essas funções na Europa, mas é bom que finalmente chegaram 😂
Os alertas para zonas de baixa emissão são uma ótima ideia! Espero que logo cheguem na minha cidade 🙏