Início » Notícias » Computadores » APU AMD Strix Halo ‘Ryzen AI MAX’ Chegam para PCs DIY com Placas-Mãe MoDT Mini-ITX

APU AMD Strix Halo ‘Ryzen AI MAX’ Chegam para PCs DIY com Placas-Mãe MoDT Mini-ITX

por ytools
1 comentário 1 visualizações

Os APU AMD Strix Halo ‘Ryzen AI MAX’, conhecidos por serem as soluções mais rápidas do mercado, agora estão disponíveis para montadores de PCs DIY com as novas placas-mãe MoDT.
APU AMD Strix Halo ‘Ryzen AI MAX’ Chegam para PCs DIY com Placas-Mãe MoDT Mini-ITX
O fabricante chinês Sixunited lançou sua nova placa-mãe STHT1 Thin Mini-ITX, baseada na plataforma AMD Strix Halo ‘Ryzen AI MAX’.

A série Ryzen AI MAX combina núcleos Zen 5 poderosos com um GPU RDNA 3.5 aprimorado, oferecendo níveis excepcionais de desempenho em um único chip.

Inicialmente, os APU Strix Halo eram usados apenas em notebooks e mini-PCs, mas os fabricantes agora estão explorando novas possibilidades, como dispositivos portáteis e placas-mãe DIY. A placa-mãe STHT1 suporta APUs Ryzen AI MAX baseados em FP11, permitindo que sejam combinados com diferentes modelos de chips Ryzen AI MAX. No entanto, vale ressaltar que esta é uma plataforma não socketada, ou seja, o chip é soldado diretamente na placa-mãe.

A STHT1 suporta até 128 GB de memória LPDDR5X-8000, também soldada na placa. A LPDDR5X é essencial para fornecer a largura de banda necessária ao GPU, garantindo um desempenho incrível. Esses 128 GB de memória serão compartilhados com o GPU, permitindo rodar grandes modelos de linguagem e usar essa placa-mãe como uma estação de trabalho DIY dedicada à IA – uma solução perfeita para plataformas móveis de estação de trabalho.

Em termos de entrega de energia, a Sixunited usa pelo menos 16 fases VRM para o SOC e uma configuração 4+1 fases para os outros componentes. A placa vem com dois slots M.2 2280 para SSDs, compatíveis com Gen 4.0 x4, um slot M.2 2230 para um cartão Wi-Fi, além de várias portas USB (2 USB 3.2 Gen2, 2 USB 3.2 Gen1, 7 USB 2.0), com uma configuração alternativa oferecendo mais portas USB 3.2 Gen1 e um porto Type-C. Para exibição, a placa-mãe oferece saídas HDMI, DP, VGA, COM, e também suporte eDP para múltiplos monitores. Outros recursos incluem uma porta RJ45 para rede, entrada para fone de ouvido/microfone, dois conectores para ventiladores, um conector de alimentação ATX 4 pinos e entrada DC 19V. O tamanho da placa é 170×170 mm.

Curiosamente, não há slots PCIe, o que pode limitar as opções de expansão, como a adição de uma GPU discreta. No entanto, os APU Strix Halo ‘Ryzen AI MAX’ já vêm com poderosos GPUs RDNA 3.5, o Radeon 8060S com 40 unidades de computação, equivalente ao GPU NVIDIA RTX 5060 Ti, sem a necessidade de alimentação dedicada. Esses chips têm TDP de até 120 W, e a placa-mãe foi projetada para suportar essas potentes demandas de energia.

Embora informações sobre preços e disponibilidade ainda não tenham sido divulgadas, espera-se que a placa chegue primeiro aos mercados da APAC. Considerando os preços competitivos das placas MoDT (Mobile on Desktop), é provável que seja uma oferta acessível, assim como outros produtos semelhantes, como o MODT da Framework, com preço inicial de 800 dólares.

Você também pode gostar de

1 comentário

OrangeHue October 22, 2025 - 4:27 am

128 GB de LPDDR5X é surreal! Dá pra rodar modelos gigantes de IA com isso 💻💡

Responder

Deixe um comentário