A Apple está mudando sua estratégia e abriu conversas com a OpenAI e a Anthropic para integrar versões personalizadas do ChatGPT e Claude à Siri. 
Esses modelos rodariam diretamente nos servidores da própria Apple, mantendo o foco na privacidade do usuário. Isso pode significar o fim das atuais modelos internos Foundation usados no Apple Intelligence.
Com rivais como a Samsung se destacando ao adotar o Google Gemini nos aparelhos Galaxy, a Apple busca uma forma rápida de recuperar o tempo perdido no campo da inteligência artificial. A ideia é trazer uma Siri mais inteligente, sem abrir mão da segurança dos dados.
Além disso, a Apple estaria considerando comprar a Perplexity AI, uma startup de buscas por IA. Isso seria uma alternativa para o Safari caso a empresa precise romper o contrato de US$ 20 bilhões com o Google por questões judiciais.
Atualmente, a Siri usa tecnologia própria da Apple, mas um acordo com a OpenAI ou a Anthropic pode antecipar o lançamento de uma nova versão antes de 2026. Mesmo assim, os fãs da marca sabem que a Apple costuma demorar para adotar tecnologias emergentes.
Com produtos como óculos AR com IA no horizonte, a Apple não pode mais se dar ao luxo de ficar pra trás. E com Tim Cook apostando forte em inteligência artificial, é bem provável que grandes mudanças estejam por vir.
2 comentários
Tim Cook sentiu o cheiro do desespero da IA rs
até que enfim tão fazendo algo com a Siri