Início » Sem categoria » Android 16 traz novo recurso para proteger contra torres celulares falsas

Android 16 traz novo recurso para proteger contra torres celulares falsas

por ytools
2 comentários 1 visualizações

O Android 16 traz uma nova funcionalidade de segurança que pode finalmente revelar uma tática de espionagem usada há anos. Esse novo recurso avisa os usuários quando seu telefone se conecta a uma rede móvel suspeita ou insegura, como aquelas criadas por torres celulares falsas. Essas falsas torres, também chamadas de stingrays ou simuladores de sites de celular, enganam dispositivos próximos, forçando-os a se conectar. Uma vez conectados, os atacantes podem interceptar dados como o número IMEI do seu celular ou forçar o dispositivo a mudar para redes mais antigas e vulneráveis, como o 2G. Quando conectado à 2G, é mais fácil interceptar chamadas e mensagens não criptografadas.
Android 16 traz novo recurso para proteger contra torres celulares falsas

Embora essas ferramentas sejam frequentemente usadas por agências de segurança, hackers e outros criminosos também podem se aproveitar delas.

O Google está trabalhando há algum tempo para bloquear essas ameaças. O Android 12 introduziu a opção de desativar o suporte à rede 2G, e o Android 14 adicionou proteções contra conexões não criptografadas. No Android 15, a detecção foi aprimorada para identificar quando uma rede tenta acessar os identificadores exclusivos do telefone ou alterar as configurações de criptografia.

No entanto, para que esses recursos funcionem plenamente, é necessário que o modem do telefone tenha suporte para a versão 3.0 do IRadio HAL (Hardware Abstraction Layer) do Android. Infelizmente, muitos dispositivos atuais não possuem esse suporte, o que significa que algumas funcionalidades ainda não estão disponíveis, mesmo em dispositivos com as versões mais recentes do Android.

Com o Android 16, o Google está trazendo uma página dedicada à « Segurança da rede móvel » dentro do Centro de segurança. A página oferece duas funcionalidades principais: notificações de rede, que alertam quando o telefone se conecta a uma rede não criptografada ou quando uma rede solicita os identificadores do dispositivo, e proteção contra redes 2G, que permite desabilitar completamente o suporte ao 2G.

Ambas as opções estão desativadas por padrão e só ficam visíveis se o hardware do dispositivo oferecer suporte. Por isso, dispositivos atuais da linha Pixel não mostrarão essa nova página de configurações, mas modelos futuros, como o esperado Pixel 10, que deve ser lançado com o Android 16, provavelmente terão suporte para essas opções.

Quando ativado, o Android enviará alertas para o painel de notificações e para o Centro de segurança sempre que seu telefone mudar de uma rede criptografada para uma não criptografada. Ele também registrará as tentativas de redes de acessar os identificadores do seu telefone. Este recurso é um grande passo na proteção da privacidade do usuário, especialmente considerando que a Apple, atualmente, não oferece um alerta semelhante em tempo real para torres celulares falsas ou redes inseguras. Embora a Apple implemente algumas proteções relacionadas a redes em colaboração com as operadoras, essas proteções ficam geralmente ocultas nas configurações da operadora e não são ajustáveis pelo usuário.

Para os usuários do Android, essa atualização representa um pequeno, mas significativo avanço na proteção contra métodos de rastreamento silenciosos. Embora dispositivos mais antigos não recebam essas melhorias, fica claro que o Google continua reforçando a segurança do Android. O impacto real desse recurso, no entanto, dependerá de como os outros fabricantes adotarão o hardware necessário para garantir essa segurança.

Você também pode gostar de

2 comentários

Markus July 15, 2025 - 5:41 am

Por que isso não está disponível para todo mundo? Meu celular é antigo e não tem atualização

Responder
Conor July 31, 2025 - 1:18 pm

Muito bom, mas será que vai funcionar no meu Pixel antigo? 😕

Responder

Deixe um comentário