
Android 16 traz aprimoramento na multitarefa inspirado no OPPO Boundless View
A nova versão beta do Android 16 está trazendo um recurso de multitarefa aprimorado, e se você achar isso familiar, não está enganado. O novo modo de tela dividida 90:10 permite que um aplicativo ocupe a maior parte da tela, enquanto o outro fica em uma faixa lateral. Essa ideia, que já existe nos dispositivos OPPO, agora é adotada pelo Google.
Esse novo modo é bastante semelhante à funcionalidade « Boundless View » lançada pela OPPO em 2023, e que também aparece no OnePlus Open como « Open Canvas »
. Ambos os recursos permitem que os usuários deixem os aplicativos parcialmente fora da tela e alternem entre eles tocando na borda visível, proporcionando uma experiência de multitarefa muito mais fluida do que os modos tradicionais de tela dividida.
No Android 16, o conceito é um pouco diferente, mas a ideia é a mesma. O novo recurso mantém um aplicativo ocupando 90% da tela, enquanto o outro fica em uma estreita faixa lateral, permitindo alternar rapidamente entre os dois sem precisar fechar nenhum deles. Esse layout foi visto nas versões beta do Android 16, incluindo a One UI 8 da Samsung. Ainda não está disponível nos dispositivos Pixel, mas isso pode mudar nas próximas atualizações.
Após especulações sobre o envolvimento da OPPO no desenvolvimento desse recurso, a empresa emitiu um esclarecimento. Um executivo da OPPO havia sugerido no Weibo que a empresa poderia ter ajudado a trazer esse recurso para o Android, mas a OPPO esclareceu que não houve envolvimento direto. Em vez disso, a empresa afirmou que o recurso do Google « se inspira » no Boundless View e descreveu a semelhança como uma « funcionalidade semelhante ».
« Boundless View é um recurso que melhora a produtividade ao expandir o espaço útil da tela em dispositivos com telas grandes e dobráveis », explicou a OPPO. « Estamos felizes em ver que o Google reconheceu o valor desse conceito. »
Independentemente de quem teve a ideia primeiro, os verdadeiros vencedores são os usuários. Principalmente os que utilizam dispositivos com telas grandes e dobráveis, onde a multitarefa agora se torna mais fluida e flexível. E, em vez de reivindicar a paternidade da ideia, a OPPO parece mais interessada em comemorar esse avanço na inovação da interface.
4 comentários
Google só copiando a OPPO e dizendo que é inovação 😂
Sério? Já estava no OnePlus? Nem tinha percebido, rs
Finalmente meu dobrável vai servir para algo! Multitarefa é vida
Essa função já está no meu OPPO Find N3 faz tempo, agora os outros vão experimentar