O chip A19 Pro está gerando bastante expectativa, com rumores apontando que ele pode chegar perto do desempenho do Apple M4 em testes de núcleo único. No entanto, algumas fontes indicam que, em desempenho multinúcleo, ele pode não alcançar o mesmo nível e até ficar atrás da concorrência. 
Veja o que já sabemos até agora.
As últimas informações indicam que toda a linha do iPhone 17 virá com telas OLED LTPO de alta taxa de atualização, mesmo que o modelo básico tenha sido apontado anteriormente com um chip A18 mais simples e 8GB de RAM. O A19 Pro, que deve ficar exclusivo para as versões ‘Pro’, apresenta números promissores no desempenho monocore, próximos ao chip M4 da Apple.
Segundo o conhecido vazador Digital Chat Station, no Weibo, o A19 Pro pode alcançar mais de 4.000 pontos no teste monocore do Geekbench 6, e ultrapassar os 10.000 pontos no teste multinúcleo
. Isso representa uma melhoria de cerca de 15% em relação ao A18 Pro, o que significa que o A19 Pro deve chegar bem perto do M4 em desempenho de núcleo único. Por outro lado, no desempenho multinúcleo, o chip pode decepcionar, principalmente considerando a performance esperada do Snapdragon 8 Elite Gen 2 e do Dimensity 9500, que aproveitam a extensão SME (Scalable Matrix Extension) da ARM para otimizar cargas de trabalho mais complexas.
Os números do desempenho multinúcleo do A19 Pro deixam a desejar, especialmente quando comparados ao Xiaomi XRING 01, que já se aproxima da marca de 10.000 pontos. Para atingir esses altos resultados no teste monocore, é provável que os núcleos de desempenho do A19 Pro operem em frequências mais elevadas. Ainda assim, a Apple parece estar limitando a performance multinúcleo para priorizar a eficiência energética, garantindo que o iPhone 17 Pro e Pro Max tenham uma bateria duradoura, algo muito valorizado pelos usuários.
Além disso, os modelos iPhone 17 Pro e Pro Max devem contar com um sistema de resfriamento por câmara de vapor, ajudando a controlar a temperatura do chip e manter o desempenho estável durante uso prolongado. Apesar disso, resta saber como a Apple equilibrará potência e eficiência. O A19 Pro promete ser um concorrente forte no mercado, e seu desempenho em jogos será um ponto de atenção até o lançamento oficial. Fique ligado para mais novidades!
3 comentários
Esperava mais do A19 Pro no multinúcleo, confesso que fiquei meio decepcionado… 😕
Se a bateria aguentar o dia todo mesmo, já tá ótimo, mesmo que a potência bruta não seja das melhores. 🔋
Os números no monocore são top, mas o multinúcleo me deixa na dúvida se vale a pena trocar de celular…