Início » Sem categoria » Hideaki Itsuno explica porque deixou a CAPCOM em busca de novos projetos

Hideaki Itsuno explica porque deixou a CAPCOM em busca de novos projetos

por ytools
2 comentários 2 visualizações

Recentemente, Hideaki Itsuno, o renomado designer de jogos, revelou a verdadeira razão pela qual deixou a CAPCOM.
Hideaki Itsuno explica porque deixou a CAPCOM em busca de novos projetos
Depois de anos trabalhando em jogos icônicos como Devil May Cry e Dragon’s Dogma, Itsuno decidiu sair da famosa desenvolvedora para buscar novos desafios criativos antes da aposentadoria.

Em uma entrevista exclusiva ao VideoGamesChronicle, Itsuno explicou que sua principal motivação para deixar a CAPCOM foi a perspectiva de continuar trabalhando em mais sequências dessas franquias tão amadas. Embora ele não tenha problemas em retornar aos universos de Devil May Cry e Dragon’s Dogma, ele sentiu que era hora de explorar novas ideias e horizontes. ‘Para mim, com a minha idade, esta é minha última chance’, disse Itsuno. ‘A indústria de jogos diminuiu o número de lançamentos AAA, e me foi pedido para criar um novo AAA na Lightspeed. Já não sou mais tão jovem, então, mais do que “agora é o momento certo”, é mais como “essa é minha última chance” de me desafiar.’

Itsuno destacou que, para a CAPCOM, criar sequências de jogos como Devil May Cry 6 ou Dragon’s Dogma 3 sempre será a prioridade. Porém, levando em consideração o longo tempo necessário para desenvolver jogos AAA, que podem levar de 4 a 5 anos, Itsuno percebeu que talvez estivesse perdendo a oportunidade de criar algo realmente novo. ‘Antes que você perceba, está trabalhando em Devil May Cry 6 ou 7. Eu já fiz o que queria’, afirmou. Embora ele tenha muito carinho por essas franquias, Itsuno revelou que equilibrar o tempo de desenvolvimento com a satisfação pessoal de fazer novos projetos ficou cada vez mais difícil.

Esse tipo de sentimento não é raro entre desenvolvedores veteranos que, como Itsuno, decidem deixar grandes estúdios para criar algo novo. Itsuno também comentou que, após o sucesso de Devil May Cry 5 e Dragon’s Dogma 2, ele sentiu que havia cumprido seu papel nessas franquias. O que realmente o inspirou para novos projetos foi o contato com jogos como Indiana Jones e The Great Circle, que o ajudaram a repensar sua abordagem de design.

A decisão de Itsuno de deixar a CAPCOM e se juntar à Lightspeed Japan Studio marca o início de uma nova fase em sua carreira, agora voltada para criar experiências inéditas para os jogadores. Fica claro que, para ele, o foco agora é inovação e novos desafios criativos.

Você também pode gostar de

2 comentários

David November 17, 2025 - 5:44 am

Acho que todo mundo fica cansado de certas franquias. Eu não aguento mais os novos Resident Evil, joguei o 1 até o 4 até enjoar

Responder
SassySally December 5, 2025 - 8:43 am

É uma pena, queria um Devil May Cry 6. Mas se ele não está mais a fim, faz sentido

Responder

Deixe um comentário