O iPhone 17 Pro Max pode representar um salto enorme na fotografia móvel, segundo rumores que apontam para a chegada do teleobjetiva mais avançado já visto em um smartphone. 
Enquanto o iPhone 16 Pro Max deve trazer uma lente periscópio de 12 MP com zoom óptico de 5x, o modelo de 2025 pode ir muito além, com um sensor Tetraprism de 48 MP e capacidades de zoom aprimoradas.
De acordo com o leaker Instant Digital, no Weibo, o teleobjetiva do iPhone 17 Pro Max deve superar todos os concorrentes graças a elementos móveis na lente, permitindo múltiplas distâncias focais
. Isso daria ao usuário a possibilidade de alternar entre zoom óptico de 5x e 8x de forma fluida – algo inédito na Apple e raro no mercado de smartphones.
Essa inovação pode explicar o aumento esperado no tamanho do módulo de câmera, já que uma lente teleobjetiva com partes móveis precisa de mais espaço do que os modelos com foco fixo. Em comparação, a maioria dos aparelhos premium, incluindo o iPhone 16 Pro, mantém lentes de telefoto com distância focal fixa.
Não está claro se o iPhone 17 Pro “menor” também receberá essa atualização. Algumas fontes acreditam que essa melhoria será exclusiva do Pro Max. Mesmo assim, o Pro deve ganhar avanços como lentes híbridas de vidro e plástico e um sensor maior de 1/2,6 polegada, contra 1/3,1 do iPhone 16 Pro.
Com a Samsung reduzindo o zoom do Galaxy S25 Ultra para 5x após abandonar o 10x, a Apple pode aproveitar a chance para dominar a fotografia de longa distância. Resta saber se isso será suficiente para conquistar fãs da Samsung, especialmente com a expectativa de preços mais altos nos próximos iPhones. No entanto, combinando o novo design, processador mais rápido e esse upgrade de câmera, o iPhone 17 Pro Max tem tudo para se tornar destaque no segmento premium.