Início » Sem categoria » Lisa Su, CEO da AMD, revela que chips da TSMC nos EUA são 20% mais caros

Lisa Su, CEO da AMD, revela que chips da TSMC nos EUA são 20% mais caros

por ytools
2 comentários 1 visualizações

A CEO da AMD, Lisa Su, revelou recentemente que a produção de chips de IA nas fábricas da TSMC nos Estados Unidos é 20% mais cara, destacando os desafios de criar cadeias de suprimento nos EUA. Apesar do crescimento significativo das operações da TSMC nos Estados Unidos, a produção ainda é cara em comparação com a de Taiwan.
Lisa Su, CEO da AMD, revela que chips da TSMC nos EUA são 20% mais caros
Esse aumento nos custos foi compartilhado por Lisa Su durante um evento sobre IA em Washington, conforme reportado pela Bloomberg.

A expansão da TSMC nos Estados Unidos, impulsionada pela administração Trump, representa uma mudança significativa para a indústria de semicondutores americana. Antes da chegada da TSMC, quase não havia empresas nos EUA capazes de produzir chips de ponta, exceto a Intel. No entanto, com a abertura da fábrica da TSMC no Arizona, a produção americana de chips teve um grande avanço, mas os custos continuam elevados se comparados aos de Taiwan.

A fabricação de chips nos Estados Unidos enfrenta vários obstáculos. O alto custo da mão de obra, as taxas de importação de equipamentos e a necessidade de construir infraestrutura, além da imaturidade da cadeia de suprimentos local, são fatores que contribuem para o aumento nos preços. Mesmo assim, empresas como a AMD e a NVIDIA continuam a comprar chips fabricados nos EUA, pois a demanda pelas fábricas de Taiwan já está acima da capacidade. Como resultado, os clientes estão pagando de 5% a 20% a mais para obter chips produzidos nos EUA.

A AMD, um dos maiores clientes da TSMC, foi uma das primeiras a fazer pedidos de chips de 4 nm na fábrica do Arizona e planeja aumentar a produção de chips de 2 nm para seus processadores EPYC Venice, voltados para data centers. Lisa Su destacou que a demanda por chips de IA continua a crescer a um ritmo impressionante, com seus parceiros fazendo pedidos em volumes recordes. Ela prevê que o mercado de aceleradores atingirá a impressionante marca de US$ 500 bilhões nos próximos cinco anos.

Você também pode gostar de

2 comentários

SunnySide September 17, 2025 - 6:01 pm

TSMC nos EUA é ótimo, mas acho que o preço é bem mais alto do que o esperado 🤔

Responder
viver September 23, 2025 - 1:01 pm

Com a demanda por chips de IA crescendo tanto, acho que os preços vão continuar subindo

Responder

Deixe um comentário