
A ASUS surpreendeu a todos ao colocar o superchip NVIDIA GB300 Blackwell, o mais poderoso da marca, dentro de um gabinete de desktop comum, oferecendo até 20 PFLOPS de desempenho em IA diretamente na sua mesa.
Este não é um PC de mesa qualquer, mas sim uma verdadeira máquina de cálculo, projetada para tarefas de inteligência artificial, como aprendizado profundo, computação científica e treinamento de grandes modelos linguísticos.
O chip GB300 Blackwell da NVIDIA, parte de sua linha de alta performance, combina o processador Grace com a GPU B300, criando uma plataforma dedicada para IA. Esse sistema pode ser usado como um desktop convencional, mas com capacidades geralmente reservadas a supercomputadores. O ExpertCenter Pro E900N E3 da ASUS tem a aparência de um PC de mesa comum, mas seu desempenho está longe de ser ordinário.
Dentro do sistema, encontramos impressionantes 784 GB de memória coerente, alimentados por 496 GB de chips LPDDR5X ao redor do processador Grace e 288 GB de memória HBM3E para a GPU Blackwell. Para tarefas de IA, esse conjunto oferece até 20 PFLOPS de potência de processamento, graças ao design avançado e ao sistema operacional NVIDIA DGX OS. A conectividade de rede é feita pelo SuperNIC ConnectX-8, com uma largura de banda de 800 GB/s, tornando esta máquina ideal para empresas que precisam de desempenho excepcional.
Para quem precisa de expansão, o ExpertCenter Pro E900N E3 oferece três slots PCIe x16 para adicionar GPUs extras e três slots M.2 para SSDs NVMe super rápidos. A placa-mãe também é equipada com três conectores de alimentação de 16 pinos, capazes de entregar até 1800W de potência para alimentar todo esse potencial.
Embora a ASUS ainda não tenha divulgado o preço oficial, sistemas como esse geralmente custam milhares de dólares. Para empresas que precisam de um poder de supercomputação em suas mesas, essa é uma solução fantástica. Além disso, a NVIDIA oferece o GB300 NVL72, que leva o desempenho ainda mais longe com 72 GPUs Blackwell Ultra e 36 CPUs Grace, atingindo quase 40 TB de memória coerente e 1,4 Exaflops de desempenho, mas isso é voltado para hardware de servidores especializados.
1 comentário
Com certeza, um overkill para quem não trabalha com IA. Mas é impressionante!