Início » Sem categoria » Imagem do protótipo do Tensor G5 aparece, mas a Samsung não o fabrica

Imagem do protótipo do Tensor G5 aparece, mas a Samsung não o fabrica

por ytools
2 comentários 1 visualizações

Como já mencionamos, o Pixel 10 será equipado com o processador Tensor G5, desenvolvido totalmente pela Google. Esse será o primeiro chip Tensor criado do zero pela Google, enquanto os modelos anteriores usaram o processador Exynos da Samsung como base, com modificações feitas pela Google.
Imagem do protótipo do Tensor G5 aparece, mas a Samsung não o fabrica
Essa mudança permitirá que a Google adicione recursos exclusivos diretamente no chip.

O Tensor G5 também será o primeiro SoC Tensor fabricado pela TSMC, a maior fundição do mundo. Todos os chips Tensor anteriores foram fabricados pela Samsung Foundry. Considerando as dificuldades da Samsung com a produção no processo de 3nm, não é surpresa que a produção tenha sido transferida para a TSMC. No entanto, recentemente, um informante publicou uma imagem no “X”, alegando mostrar um protótipo do Tensor G5. O informante, @Jukanlosreve, afirmou que recebeu uma foto de um protótipo do Pixel 10 marcado como ‘SEC’ (Samsung), sugerindo que as versões iniciais do Pixel 10 estavam sendo consideradas para serem fabricadas pela Samsung Foundry.

O informante pode ter interpretado incorretamente a marca ‘SEC’, que normalmente é usada para se referir à Samsung Electronics Company em comunicados de imprensa e artigos. No entanto, essa marca não é normalmente utilizada pela Samsung Foundry em chips finalizados. Além disso, alguns números na imagem do chip parecem ter sido ocultados, o que levanta suspeitas de que a imagem foi manipulada para reforçar a ideia de que a Samsung Foundry estaria envolvida na produção do protótipo do Tensor G5.

Existem indícios de que a Samsung Foundry esperava ganhar o contrato para fabricar o Tensor G5. No mês passado, o jornal financeiro coreano “The Bell” relatou que a Samsung Foundry estava investigando as razões pelas quais perdeu o contrato para a TSMC. Embora isso não comprove que a Samsung tenha fabricado um protótipo do Tensor G5, mostra que a empresa foi pega de surpresa pela decisão da Google de escolher a TSMC, o que, na realidade, era esperado pela maioria dos analistas.

Em termos de participação de mercado, a Samsung Foundry teve uma queda, passando de 8,1% no quarto trimestre de 2024 para 7,7% no primeiro trimestre de 2025. Já a TSMC teve um leve aumento, subindo de 67,1% para 67,6% no mesmo período. O maior projeto da Samsung Foundry atualmente é o desenvolvimento do Exynos 2600, que equipará a linha Galaxy S26 na maioria dos mercados, com exceção dos Estados Unidos, Canadá e China. Esse será o primeiro chip de 2nm fabricado pela Samsung, representando uma nova etapa na produção de chips móveis da empresa.

No final das contas, embora as especulações sobre o envolvimento da Samsung Foundry na criação do protótipo do Tensor G5 sejam interessantes, está claro que a produção final do Tensor G5 será realizada pela TSMC. Espera-se que o Pixel 10 seja apresentado no dia 20 de agosto, com lançamento previsto para 28 de agosto.

Você também pode gostar de

2 comentários

OrangeHue December 1, 2025 - 1:44 pm

Decepcionante, mas TSMC tá fazendo um bom trabalho

Responder
TechBro December 15, 2025 - 10:35 am

Google acertou em cheio com a TSMC, mas essa história de protótipo é meio estranha 🤡

Responder

Deixe um comentário