Início » Sem categoria » Intel apresenta suas inovações em fidelidade visual e desempenho de GPUs no SIGGRAPH 2025

Intel apresenta suas inovações em fidelidade visual e desempenho de GPUs no SIGGRAPH 2025

por ytools
2 comentários 2 visualizações

A Intel fez grandes avanços em fidelidade visual e desempenho tanto para GPUs integradas (iGPU) quanto para GPUs discretas. Durante as conferências SIGGRAPH e HPG 2025, a empresa revelou suas inovações para melhorar a qualidade visual e o desempenho, com foco especial nas GPUs integradas, que evoluíram bastante nos últimos anos. Antigamente, as iGPUs eram vistas como inadequadas para jogos, mas hoje em dia, as versões mais modernas conseguem competir e até superar muitas GPUs discretas de entrada em termos de desempenho.
Intel apresenta suas inovações em fidelidade visual e desempenho de GPUs no SIGGRAPH 2025
A Intel está trabalhando para expandir ainda mais as capacidades dessas unidades, proporcionando uma experiência de jogo de alta qualidade em dispositivos de baixo consumo.

Um dos principais avanços é a otimização do Path Tracing para iGPUs. O Path Tracing é uma técnica de renderização intensiva em termos de computação, tradicionalmente usada apenas em GPUs de alto desempenho. A Intel está trabalhando para tornar essa técnica acessível também para GPUs mais simples, usando um método chamado Resampled Importance Sampling (RIS), que melhora a qualidade visual em até 10 vezes. O RIS organiza as amostras em histogramas locais, usa padrões Quasi Monte Carlo antitéticos e ruído azul para reduzir o ruído e melhorar a qualidade da imagem sem comprometer o desempenho
Intel apresenta suas inovações em fidelidade visual e desempenho de GPUs no SIGGRAPH 2025
. Esses avanços foram demonstrados em cenas complexas, como as ruínas da selva do jogo Cyberpunk 2077, onde a GPU Intel Arc B580 alcançou uma taxa estável de 30 FPS a 1440p.

Além do RIS, a Intel também apresentou uma nova versão do Open Image Denoise 2, que otimiza a rastreabilidade de raios para GPUs de diferentes fabricantes. Essa biblioteca open-source se tornou popular por sua capacidade de funcionar com chips Intel, NVIDIA e AMD. A empresa também está focada no desenvolvimento de rastreamento de raios acelerado por IA para melhorar ainda mais a qualidade visual e o desempenho.
Intel apresenta suas inovações em fidelidade visual e desempenho de GPUs no SIGGRAPH 2025
Isso foi demonstrado na demonstração “Path Tracing a Trillion Triangles” no GPU Arc B580, alcançando 30 FPS estáveis a 1440p. Para melhorar a eficiência da renderização, a Intel usa um único amostra por pixel (1spp) e um único raio por reflexão, o que ajuda a reduzir o uso de recursos de computação e memória, embora isso possa gerar ruído, que precisa ser limpo.

Para resolver esse problema, a Intel usa um modelo de denoising e supersampling conjunto espaciotemporal. Esse método é semelhante ao Ray Reconstruction da NVIDIA, usado no DLSS 3.5 e 4, e tem como objetivo reduzir o ruído e melhorar os detalhes em reflexões, sombras e disoclusões. O objetivo é reduzir o tremor e os padrões de moiré, mantendo uma taxa de quadros estável e efeitos visuais precisos.

A empresa também apresentou a compressão de texturas acelerada por hardware, chamada Neural Compression (TSNC), que trabalha em conjunto com os Vectores Cooperativos do DirectX para acelerar a compressão de texturas. Isso permite um aumento significativo de desempenho, atingindo até 47 vezes mais rapidez em comparação com métodos tradicionais baseados em computação, ao mesmo tempo em que reduz o uso de memória de textura.

Com esses avanços, a Intel se posiciona como um grande nome no mercado de GPUs, tanto no segmento de GPUs integradas quanto discretas. Continuando a desenvolver essas tecnologias e tornando-as open-source, a empresa provavelmente vai ampliar os limites do que é possível com as GPUs integradas, tornando os efeitos visuais de alta qualidade mais acessíveis para um público maior.

Você também pode gostar de

2 comentários

FaZi July 14, 2025 - 11:41 pm

Sério, a Intel está avançando, mas será que conseguem competir com a NVIDIA no segmento de alto desempenho? 🤔

Responder
Ray8er October 28, 2025 - 2:36 am

Intel tentando se posicionar no mercado de GPUs, mas com o FSR da AMD, vai ser difícil passar à frente deles

Responder

Deixe um comentário